Enquanto todos aguardamos com ansiedade notícias mais tranquilizadoras acerca dessa nova variante do coronavírus, vamos tocando a vida do jeito que nos acostumamos nesses últimos 20 meses, com os devidos cuidados. Já estávamos até abandonando as máscaras, mas se é pra continuar a usá-las, vamos lá. Agora temos uma grande vantagem, em relação ao começo da pandemia: as vacinas. Se as atuais já não forem suficientes para combater essa variante, logo teremos as doses de reforço.
Uma outra grande vantagem, essa para a nossa paciência: a sociedade já está devidamente vacinada contra os lunáticos defensores da cloroquina, do kit covid e da Terra plana. Felizmente essa é uma discussão superada, faltando apenas responsabilizar judicialmente aqueles que se aproveitaram politicamente e financeiramente da pandemia, incentivando os desavisados a se contaminarem uns aos outros para atingir a imunidade de rebanho. Já basta o vírus para nos preocuparmos.
Vamos tocando a vida, como disse. Como observador da cena da cidade, na condição de jornalista de opinião, preciso elogiar a bela decoração natalina e a iluminação especial que foi acesa na sexta-feira passada pela CDL de Tubarão. Uma das mais bonitas de que tenho lembrança, de extremo bom gosto. Merece aplauso o esforço de nossos lojistas, que sofrem com a concorrência do comércio eletrônico. Precisamos comprar no comércio local, pois gera empregos e impostos na nossa cidade.
Uma sugestão para os próximos anos: aproveitar a igreja de Oficinas para projetar luzes especiais e temas natalinos na fachada, como é feito em Gramado e Canela. Atrai turistas de tudo quanto é lugar. Aqui no estado, Itajaí tem feito esse espetáculo em sua catedral. Outra ideia que traz beleza e turistas é aproveitar o leito do rio Tubarão, que é o nosso cartão-postal, como Blumenau fez este ano com o Show das Águas (foto da abertura dessa coluna). Deixa a cidade mais bonita, e ainda gera receita.