Sexta-feira, 22 de outubro de 2021
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Buscar
Fechar [x]

BLOGS E COLUNAS

Ciência e achismos

06/10/2021 17h22

O princípio da autoridade é fundamental para que os atos, organizados, funcionem.

Tratava-se de um princípio muito utilizado na religião, quando um ser ungido ao patamar de divindade emanava “conhecimento” e as pessoas aceitavam seus ensinamentos como palavra definitiva.

A fé que as pessoas tinham no conhecimento dessas autoridades era suficiente para que não houvesse contestações. Eram verdades indiscutíveis.

Porém, as pessoas foram evoluindo e a necessidade do homem de uma compreensão mais aprofundada do mundo propiciou organizações mais elaboradas da sociedade.

Desde Galileu, reconhecido por muitos como o pai do método científico, a ciência se arvorou como mola mestra dessa evolução.

As divindades que sempre existiram e sempre existirão, são questionadas diuturnamente pelos fatos e pelos avanços científicos.

Em Tubarão, dificilmente se conversa com alguém que não tenha se vacinado. O negacionismo passou longe.

Aqui, a ciência é respeitada e poucos se aventuram na cultura do achismo. Não acreditamos em divindades e, sim, em fatos. Pelo menos na maioria das vezes.

E é assim nas mais diversas áreas: saúde, agricultura, cultura, previsão do tempo... não há tema que prescinda da ciência.

E, então, por que abdicamos dela na infraestrutura?

As filas diminuíram na ponte Paulo Osny May após um início conturbado, mas as consequências deveriam ter como norte as próximas décadas.

Neste tema, infelizmente, ao invés de recorrermos à ciência, escolhemos aceitar as palavras das divinda...autoridades.

 

MDB

A notícia da volta do ex-prefeito Miguel Ximenes aos quadros do partido é o início de um processo de reestruturação desejado por muitos. É fundamental iniciar a reformulação do MDB iniciando por uma característica fundamental: o acréscimo de qualidade.

E Miguel é, talvez, a figura mais capacitada para representar essa evolução. Culto, histórico, prudente e com representatividade suficiente para fomentar novas lideranças… O ex-prefeito reúne todas as boas qualidades para ajudar no resgate de uma agremiação com relevantes serviços na construção da história dessa cidade.



Podcast

Uma sugestão de podcast muito interessante para ouvir nos momentos de folga é o “Nós na História”. Com a apresentação do Luciano Potter e a companhia de Eduardo Bueno, o Peninha, e Arthur Gubert, o programa debate temas interessantes e resgata um lado desconhecido da história. O primeiro episódio trata da invenção do vaso sanitário e é surpreendente (não contém ironia).

 

Paulo Guedes

A força do mercado é maior do que imaginávamos. Paulo Guedes, que tanto vociferou contra as pessoas de classe mais baixa – quem não lembra das empregadas domésticas indo pra Disney – tinha em seu nome uma offshore em um paraíso fiscal. Operar em moeda estrangeira sendo ministro da Economia seria motivo suficiente para cair o governo em qualquer país do mundo, mas, por aqui, os panos quentes foram passados com maestria. Afinal, qual o problema em contribuir para desvalorizar o real se os ganhos são em dólares, não é mesmo?

 

Marquito

O delegado Marcos Ghizoni Júnior assumiu, na última segunda-feira, a chefia da Polícia Civil de Santa Catarina. É a certeza de que a instituição estará em boas mãos.


Neutra

A linguagem não pode iniciar nos livros, ela vem das ruas. A imposição da linguagem neutra é algo que já abrolha sem futuro, pois não se trata de apenas alterar a gramática, mas de abordagem de uma sociedade diante de um público marginalizado. Como alguém disse certa vez, a relação entre língua e sociedade não pode ser de mão única. E, convenhamos, essa imposição é de uma chatice sem igual. Ao invés de contribuir, nutre antipatia.


Beer Festival

Neste sábado acontecerá o terceiro Beer Festival em Termas do Gravatal. Bandas, food trucks e cerveja gelada são a combinação perfeita para passar o dia com a família e amigos na terra das águas termais. Querem saber o melhor? A entrada é gratuita.


JOÃO MARCELO
João Marcelo Fretta Zappelini
Formado em Direito pela Unisul, João Marcelo é empresário e proprietário do Cabanas Termas Hotel e da cervejaria Zappa Bier, em Gravatal. Tubaronense observador da cidade, escreve sobre assuntos do cotidiano.
CARREGAR MAIS
Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.