Estudos confirmaram que o uso do gergelim diariamente pode reduzir os níveis de colesterol LDL (ruim) e aumentar o HDL (bom). Pois é, vou te explicar como é a forma correta de usar esse bem precioso da natureza.
Um estudo feito na Universidade de Ciências Médicas do Irã avaliou o consumo de 40g por dia de gergelim aliado à dieta para pessoas com colesterol alto, com um outro grupo que apenas reduziu o consumo de gordura.
Após 60 dias, foram avaliados os dois grupos e constataram redução significativa no colesterol total, bem como redução do LDL e aumento do HDL. Em contrapartida, o grupo que não consumiu gergelim não obteve alterações nos níveis de colesterol.
Essa semente é rica em lignanas (como a sesamina) e fitosteróis, compostos naturais que inibem a produção de colesterol no fígado e reduzem sua absorção no intestino.
Além disso, os antioxidantes do gergelim evitam que o LDL sofra oxidação — processo que torna o colesterol mais perigoso, facilitando o entupimento das artérias.
Já o HDL, estimulado pelas gorduras boas do gergelim, faz uma espécie de “limpeza” nos vasos, removendo o excesso de colesterol e levando-o de volta ao fígado para eliminação.
O gergelim também favorece a produção de bile, obrigando o organismo a usar mais colesterol na digestão das gorduras. Com isso, os níveis de colesterol total diminuem de forma natural e saudável.
O ideal é consumir cerca de 1 a 2 colheres de sopa por dia de gergelim preto com casca, de preferência triturado, para aproveitar todos os nutrientes.
Uma alternativa acessível e poderosa na prevenção de doenças cardiovasculares.
Fonte: (Alipoor et al., 2012)
Receba outras colunas direto em seu WhatsApp. Clique aqui.