Domingo, 09 de maio de 2021
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • E-mail
Buscar
Fechar [x]
SEGURANÇA
28/03/2020 08h05

Suspeitos usam pandemia do coronavírus para aplicar golpes na região

Moradora de Laguna recebeu falsa ligação que seria de órgão da Saúde

Golpistas estão se aproveitando da pandemia do novo coronavírus para aplicar golpes na região. Eles usam o nome de marcas ou instituições e prometem informações sobre a doença e até kits com acessórios de combate ao Covid-19.

O caso mais recente foi registrado em Laguna. A comerciante Tamíres Maurício Silva recebeu uma ligação que seria do Conselho Estadual de Saúde, na última quinta-feira (26). “Perguntaram meu nome, falaram que era da Saúde do Estado e que queriam fazer uma pesquisa. Primeiro, questionaram se eu estava tomando todas as precauções por conta do coronavírus, e depois, se os vizinhos também estavam se cuidando e obedecendo a quarentena”, explicou Tamíres em entrevista ao jornal Diário do Sul.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após o questionário, Tamíres recebeu a informação de que poderia ir até uma unidade de saúde para retirar um kit. “A pessoa falou que eu deveria ir até o posto mais próximo de casa, e que poderia retirar esse kit, com máscara e álcool em gel. Para poder retirá-lo, eu receberia um código e um link por mensagem. Foi quando notei que poderia ser um golpe e desliguei o telefone”, conta a comerciante.

Tamíres relata que não clicou no link porque acredita que seja o golpe em que criminosos invadem o WhatsApp para pedir dinheiro aos contatos das vítimas. “Mas acredito que muitas pessoas devem clicar, porque a ligação era bastante convincente”. O caso chegou até à prefeitura de Laguna, que informou que a secretaria de Saúde do município não está disponibilizando nenhum equipamento através de contato telefônico. “A orientação é ter bom senso, não clicar em nenhum link de aplicativos de troca de mensagens se tiver dúvida, e sempre conferir os canais de informações oficiais da prefeitura”, explica o município.


Como evitar


A Polícia Civil observou a necessidade de fazer o alerta aos golpes em links relacionados ao Covid-19, pois criminosos costumam se aproveitar do momento delicado para, de alguma forma, enganar as pessoas. Entre as principais dicas está não clicar em links com mensagens suspeitas, com expressões do tipo “urgente”, “atenção”, “não deixe de repassar”, “compartilhem antes que excluam”, “divulgue para seus contatos” ou com ofertas fora do comum. Verifique a informação e não repasse qualquer conteúdo sem a devida confirmação. A pessoa também deve ficar atenta aos erros de português dos textos e páginas com layout mal construídas.

Cuidado com os links que for acessar, pois muitos deles podem ser bem similares aos dos sites verdadeiros, porém com uma ou outra letra diferente. O cuidado deve ser redobrado com situações que exigem dinheiro ou dados de cartões de crédito. Caso tenha sido vítima, faça um boletim de ocorrência na delegacia virtual da Polícia Civil (www.pc.sc.gov.br). Denúncias também podem ser feitas pelo telefone 181 e pelo WhatsApp (48) 98844-0011.

Fonte: Diário do Sul
Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • E-mail
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia