Bombeiros Voluntários alertam sobre os riscos para a população
As recentes ocorrências relacionadas a incêndios, especialmente em áreas de mata, vêm causando preocupação e acendem um alerta para os riscos das queimadas irregulares.
No último fim de semana, mais um caso do gênero foi registrado em Jaguaruna, o que levou à atuação dos Bombeiros Voluntários da cidade para conter as chamas.
Segundo o comandante Ugo Leonardo, a prática irregular de queimadas tem se tornado comum na região e representa sérios riscos à segurança da população e ao meio ambiente.
"É muito característico aqui na região esse tipo de prática, que são as queimadas irregulares, sem o devido controle e o devido cuidado, pondo em risco residências e bens materiais", destacou o comandante.
Ele lembrou que, em situações anteriores, queimadas sem controle resultaram em incêndios em veículos e até em residências.
Outro fator agravante tem sido o clima seco. "Nosso inverno foi muito rigoroso, com bastante geada, o que deixou a vegetação bem seca. Isso, somado aos fortes ventos, facilita a propagação rápida do fogo", explicou o bombeiro.
A presença constante do vento nordeste, também característico da região, tem contribuído para que pequenos focos se transformem rapidamente em incêndios de grandes proporções.
O comandante também fez um apelo à população para que evite qualquer tipo de queimada. "Às vezes, a resolução do meu problema, que é um entulho ou um lixo, pode se tornar o problema de outras pessoas. Até os bombeiros chegarem, o fogo pode sair do controle e causar perdas incalculáveis", alertou.
Em casos em que a queimada controlada for realmente necessária, especialmente no meio rural e agrícola, a orientação é que os responsáveis avisem com antecedência a unidade dos bombeiros que atende à região.
"Assim, evitamos deslocamentos desnecessários e garantimos uma resposta mais rápida caso algo saia do controle", completou.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.