Animal foi encaminhado para um veterinário e família acolheu os filhotes
Uma cadela em estado de desnutrição e com sinais de sarna foi resgatada nos fundos de um terreno no bairro Santa Lúcia, em Capivari de Baixo.
O animal havia dado à luz nove filhotes e, apesar de ter recebido alguma alimentação de moradores, apresentava sinais de fraqueza, provavelmente por conta da amamentação intensa.
O responsável pelo terreno afirmou não conhecer a origem da cadela, que teria aparecido no local já prenha.
O resgate foi feito pelo Núcleo de Bem-Estar Animal da cidade, que encaminhou a cadela a um veterinário, onde recebeu atendimento e medicação.
Os nove filhotes ficaram sob tutela provisória de uma família residente próximo do local onde foram encontrados, que cuidará deles e da mãe, até terem condições de serem entregues para adoção.
O servidor Jhon da Silva Mendes, responsável pelo Núcleo de Bem-Estar Animal, relatou que o número de casos de abandono e maus-tratos de animais tem crescido na cidade.
“São diversas mensagens que recebemos e que tomamos conhecimento pelas redes sociais. Quando comprovados os maus-tratos tomamos as medidas legais cabíveis, ou apenas prestamos algum socorro, com o auxílio de voluntários, como foi o caso da cadela com os filhotes”, disse Jhon.
A demanda pelos serviços do setor se manteve alta no primeiro semestre. Somente no mês de junho foram 188 atendimentos prestados, entre cadastros, castrações e consultas emergenciais com veterinários.
O Núcleo de Bem-Estar Animal fica situado na Rua João Goulart, 329, Centro. No local é oferecido o cadastramento para o serviço gratuito de esterilização (castração) de animais domésticos de pequeno porte.
Os serviços podem ser acessados por cidadãos com renda familiar não superior a três salários mínimos, os cadastrados no CadÚnico e/ou Bolsa Família e os protetores já cadastrados.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.