Sábado, 18 de julho de 2026
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Buscar
Fechar [x]
SEGURANÇA
18/10/2025 06h04

Cidades da região terão câmeras com reconhecimento facial

Tubarão, Laguna, Imbituba, Garopaba e Braço do Norte serão beneficiadas com projeto

Tubarão, Laguna, Imbituba, Garopaba e Braço do Norte estão entre as 60 cidades catarinenses que receberão o Projeto de Reconhecimento Facial (ProRef), iniciativa do Governo de Santa Catarina que busca reforçar as ações de segurança pública por meio da tecnologia. 

O projeto prevê a instalação de mil câmeras inteligentes em municípios com mais de 26,5 mil habitantes, em regiões que concentram 76% da população do estado e 73% dos homicídios registrados em 2024.

As informações são do jornal Diário do Sul. 

Na última semana, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) realizou o pregão eletrônico que definiu as empresas responsáveis pela primeira fase de implantação. 

A licitação reuniu 18 concorrentes e garantiu uma economia de 47,8% em relação ao valor de referência, reduzindo o montante de R$ 9,9 milhões para R$ 5,17 milhões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O secretário da Segurança Pública, coronel Flávio Graff, destacou que o reconhecimento facial representa um avanço tecnológico importante no combate à criminalidade. 


Ele lembrou que o sistema já foi testado com sucesso em grandes eventos, como a Oktoberfest de Blumenau, onde um homem com mandado de prisão em aberto foi identificado e preso logo no primeiro dia de festa. 


 Graff também pediu que os gestores municipais aguardem os desdobramentos do ProRef antes de investir em equipamentos próprios, já que o estado vai disponibilizar um software de integração capaz de conectar câmeras municipais aos bancos de dados da SSP-SC, garantindo maior eficiência no uso da tecnologia.

Nesta primeira fase, o ProRef contempla a compra e instalação de câmeras com inteligência artificial, além de servidores e infraestrutura de rede. 

A segunda etapa prevê a criação de dez centros regionais de processamento de dados, com o objetivo de expandir o sistema para todo o território catarinense e consolidar o estado como referência nacional em tecnologia aplicada à segurança pública.

Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.

Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.