Capacitação abordou técnicas de isolamento, abordagem inicial e uso de equipamentos de proteção
Bombeiros Voluntários de Jaguaruna e Balneário Rincão participaram, no sábado (9), de um curso sobre atendimento a emergências envolvendo produtos perigosos e impactos ambientais.
O treinamento teve o objetivo de preparar as equipes para atuar em ocorrências desse tipo, reforçando o compromisso das corporações com a qualificação, prevenção e resposta rápida.
A capacitação ocorreu em Balneário Rincão e reuniu 30 participantes, entre bombeiros e alunos, com foco em isolamento de área, técnicas de abordagem inicial e uso correto de diferentes tipos de vestimentas de proteção.
Segundo o comandante dos Bombeiros Voluntários de Jaguaruna, Ugo Leonardo, mesmo sendo acidentes pouco frequentes devido ao rigor na fiscalização do transporte e armazenamento, é fundamental que as corporações estejam preparadas para agir.
"Dependendo do produto, a área de isolamento pode variar de 50 metros a até dois quilômetros. Produtos perigosos podem ser nocivos e, muitas vezes, fatais. Por isso, estar capacitado é essencial para garantir a segurança da população e dos próprios bombeiros", destacou o comandante.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.