Domingo, 19 de maio de 2024
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Buscar
Fechar [x]
SAÚDE
07/03/2024 07h24

Tubarão soma quatro mortes por covid-19 neste ano e prefeitura emite alerta

Aumento nos números de casos da covid-19 e da gripe H1N1 preocupa secretaria de Saúde do município

A secretaria de Saúde de Tubarão emitiu um alerta sobre o aumento nos últimos meses dos casos da covid-19 e da gripe H1N1 na cidade. De fato, o salto foi considerável, se compararmos com meses anteriores.

Sobre a covid, houve quatro óbitos este ano, sendo um em janeiro, dois em fevereiro e um já em março. Já foram registrados 87 casos em janeiro, contra 283 em fevereiro da doença.

Sobre a Influenza A- H1N1, em janeiro, houve apenas um caso, enquanto em fevereiro o número passou para quatro. Ainda, a Influenza A – H3 teve um aumento de 12 casos em janeiro para 90 em fevereiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Como se percebe, a grande questão é o acréscimo exponencial de casos relacionados a enfermidades respiratórias, e isso em pleno verão, quando, normalmente, esses números são baixos", ressalta a prefeitura.

Sobre a vacinação da covid, é importante saber que, com duas doses, a pessoa é considerada imunizada, desde que não pertença aos chamados grupos de risco – imunossupressores, idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da área da saúde.

Caso faça parte deste grupo, são necessárias outras doses, sendo para os idosos (60 anos ou mais), as gestantes, as puérperas e os pacientes imunodeprimidos a cada seis meses, enquanto pacientes com comorbidades e trabalhadores da saúde, a cada ano.

Ressalta-se que estas doses de reforço são da vacina bivalente, ou seja, aquela que já cobre as variantes mais recentes do coronavírus.

Conforme a prefeitura, a procura pela vacina contra a covid-19 está extremamente fraca na cidade, mesmo o imunizante tendo sido incluído no calendário de vacinas de rotina aplicado em crianças até os cinco anos.

Por isso, faz-se necessário o alerta, pois o imunizante é a única forma que existe de se interromper a circulação e a consequente mutação do vírus.

Assim, se a pessoa não está com seu esquema vacinal completo, deve procurar a Unidade Básica de Saúde do seu bairro ou a Policlínica do Centro de Referência em Saúde da margem esquerda, em Oficinas, na rua Altamiro Guimarães, 1.109, e vacinar-se.

Vacinação contra a Influenza

Já em relação à vacina contra a Influenza, as clínicas particulares começaram a disponibilizar os imunizantes ontem. Na rede municipal, a expectativa é de que as doses comecem a chegar no dia 25 deste mês, em princípio.

Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.

Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.