Até o momento foram confirmados 734 casos de Influenza, com 52 óbitos no estado
Com a chegada de novas doses da vacina contra a gripe, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) ampliou, a partir desta segunda-feira (1º), a vacinação para toda a população acima de 6 meses de idade em Santa Catarina.
O estado segue estimulando a vacinação dos grupos prioritários e a medida busca reduzir hospitalizações e casos graves provocados pela influenza. A vacina é gratuita e está disponível em todo o estado.
Atualmente menos de 40% do público prioritário foi vacinado em Santa Catarina. A meta é alcançar 90% de cobertura vacinal.
Esse grupo inclui idosos, gestantes e crianças de 6 meses a menos de 6 anos, mais suscetíveis às formas graves da doença. Até o momento foram confirmados 734 casos de Influenza, com 52 óbitos, sendo a maioria em idosos (37).
Nesta segunda, uma nova remessa de 304 mil doses será recebida e distribuída às regiões de saúde. Com esse lote, Santa Catarina alcança o total de 2,4 milhões de doses da vacina contra a Influenza recebidas em 2026.
Com a queda das temperaturas e o aumento da circulação de vírus respiratórios, a SES reforça a importância de que o público-alvo procure as salas de vacinação das unidades de saúde para se imunizar o quanto antes.
O imunizante é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e protege contra os principais vírus influenza em circulação no Brasil: influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B. A proteção se inicia entre duas e três semanas após a aplicação.
A SES orienta ainda que crianças que receberão a vacina contra a gripe pela primeira vez devem tomar duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas.
A vacina pode ser administrada simultaneamente com outras do Calendário Nacional de Vacinação.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.