Quarta-feira, 24 de abril de 2024
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Buscar
Fechar [x]
SAÚDE
22/01/2022 14h09

Região se mantém em risco alto para covid-19

No Estado, houve um aumento de 41% no número de casos ativos registrados nesta sexta-feira (21), totalizando 64.821 casos

A Matriz de Risco Potencial Regionalizado divulgada neste sábado (22) aponta a Amurel e outras 12 regiões classificadas como risco potencial alto (cor amarelo) e quatro no nível de risco moderado (cor azul).

Os resultados do mapa de risco refletem o aumento no número de casos confirmados de covid-19 nas três primeiras semanas de 2022. Isso causa reflexos na dimensão transmissibilidade, onde é monitorado o número de casos ativos notificados no período e a velocidade de transmissão. 


Neste sentido, houve um aumento de 41% no número de casos ativos registrados nesta sexta-feira (21), totalizando 64.821 casos, quando comparado com o da sexta-feira passada, em que o número registrado era de 45.915.

Chama atenção que o número de casos ativos é o maior registrado em toda a série histórica, em que o pico havia sido registrado em 22 de março de 2021, com 39.017 casos.


Ainda de acordo com as projeções da Secretaria de Estado da Saúde (SES), se mantidas as atuais taxas de transmissão, Santa Catarina poderá alcançar a marca de 80 mil casos novos até o final da próxima semana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Observa-se que mesmo com o aumento vertiginoso no número de casos ativos, não houve impacto direto na internação e mortalidade por covid-19. Os dados da vacinação do Estado demonstram que no dia 21 de janeiro a cobertura da população acima dos 12 anos chegou a 86,45%.


Com essa cobertura, observa-se que boa parte da população se encontra protegida contra formas graves da covid-19, sendo possível superar tanto a onda de infecções provocadas pela variante delta, durante o segundo semestre de 2021, quanto a onda de transmissão provocada pela variante ômicron, a partir do início de 2022.


Destaca-se que o Estado apresenta uma boa quantidade de UTIs disponíveis, tanto para atendimento de pacientes com covid-19, como para tratamento de demais patologias, sem comprometer a realização de cirurgias eletivas.


Portanto, mesmo com a disseminação da variante ômicron, não existe comprometimento da capacidade de atenção de alta complexidade até o momento.


Além da presença da variante ômicron, o cenário epidemiológico apontado nessas primeiras três semanas de 2022 pode ser considerado como resultado das aglomerações ocorridas durante o período de Natal e Réveillon, e do relaxamento das medidas de prevenção.


Siga nosso Instagram e acompanhe tudo o que acontece no Sul. Agora: https://www.instagram.com/portalsulagora/

Governo de Santa Catarina
Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.