Quarta-feira, 24 de abril de 2024
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Buscar
Fechar [x]
SAÚDE
28/01/2021 09h11

Número de casos diários de covid-19 apresenta queda em Tubarão

Mesmo com melhora na situação, cuidados devem continuar

Com 153 casos novos confirmados de coronavírus nessa quarta (27), os números na região seguem considerados baixos. O número de pacientes recuperados da doença em 24 horas foi ainda maior do que o de doentes, com 187 pessoas curadas a mais do que no dia anterior.

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde de Tubarão, Daisson Trevisol,  explica que a pandemia é feita de curvas, e a região está no momento bem na base da curva, “o mais baixo de todos os tempos. Normalmente, quando dá um pico temos a queda após, que acontece porque as pessoas se preocupam um pouco mais. Como o pico foi em dezembro, nós estamos agora nesta fase em janeiro”, pontua.

No dia 15 de dezembro, quando a Amurel registrou seu pico de casos, o número chegou a ser de 3.258 confirmações a mais em 24 horas nos municípios.

A previsão de uma alta nos casos após as festas de fim de ano não se concretizou. “Achávamos que as festas de final de ano poderiam dar alguma alteração, mas eu acredito que as pessoas passaram o Natal em família, então não muda muito, e no Ano Novo não houve festas, portanto não ocorreu a diferença. Agora, as pessoas estão mais na praia e ficam mais ao ar livre, e talvez seja este o fator”, avalia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O número de testes realizados também diminuiu, segundo Daisson, que diz que está havendo menos procura, e também não há resultados represados no Lacen. “Estes números são reais”, confirma.


“O que pode acontecer é como no ano passado. O aumento no Brasil de modo geral foi em março/abril, isso lá pra cima. Chegou aqui para nós em junho/julho. Então, lá por março ou abril deste ano é provável que possamos ter um novo pico por aqui, segundo estudos e acompanhamentos que estamos realizando”, considera.


Cuidados precisam continuar


O diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde de Tubarão, Daisson Trevisol, alerta que as pessoas precisam continuar se cuidando. “Não é porque já começamos a vacinação ou o número de casos está baixo que podemos relaxar. Ainda não é o momento. Cada um tem que continuar fazendo a sua parte. Por mais que a gente esteja numa fase de baixa, a probabilidade, segundo estudos e acompanhamentos, é de que entre o final de fevereiro e o começo de março a gente tenha um aumento. E isso não será gerado pelo retorno às escolas. Isso estará relacionado provavelmente à volta da circulação do vírus por aqui”, reforça.


Região se mantém no nível grave, mas com melhoras nos índices

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou os novos dados da Matriz de Risco Potencial em relação ao coronavírus. Pela nova classificação, oito regiões do Estado se encontram em nível gravíssimo; sete regiões, em nível grave – entre elas, a Amurel; e uma região com nível alto de risco potencial para a covid-19.

Diário do Sul
Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.