Sexta-feira, 25 de setembro de 2020
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • E-mail
Buscar
Fechar [x]
SAÚDE
13/11/2019 08h13

Homens representam apenas 33% das consultas médicas em unidades de saúde de Tubarão

Mais do que genética, os problemas de saúde podem ser facilmente relacionados a hábitos adotados durante a vida, entre eles a ausência de acompanhamento médico. No mês da conscientização sobre o câncer de próstata é importante ressaltar também a importância do cuidado da saúde geral dos homens.
 
Os corredores dos postos de atendimento e hospitais confirmam: os homens tendem a procurar atendimento médico apenas quando precisam. É o que confirma o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Daisson José Trevisol, ao analisar o padrão de rotina vivido por muitos homens. “Nós homens, em regra geral, procuramos menos as unidades de saúde. É natural que isso aconteça, porque o homem é mais descuidado, faz menos prevenção e só vai procurar atendimento quando realmente acha que precisa. Só que essa demora acaba gerando quadros mais complicados e mais graves. E é o que precisamos reverter”, ressalta.
 
É rotineiro escutar que eles fogem das consultas médicas, mas você sabe a diferença numérica de atendimento entre os homens e as mulheres no município? Segundo os dados do Sistema Único de Saúde (SUS), o E-Sus, que cuida da demanda e organização do município, os homens representam quase metade dos habitantes tubaronenses. De aproximadamente 100 mil habitantes, cerca de 48 mil são homens. No entanto, quando o assunto é atendimento médico, os números são outros.
 
Dados de janeiro a outubro de 2019
 
Consulta médica
69.668 – atendimentos em mulheres
35.819 – atendimentos em homens
 
Consulta de enfermagem
20.065 – atendimento em mulheres
8.631 – atendimento em homens
 
Consultas odontológicas
13.791 – atendimento em mulheres
10.342 – atendimento em homens
 
De janeiro a outubro deste ano, apenas 33,96% das consultas médicas realizadas foram com homens. Nas consultas de enfermagem esse número cai para cerca de 30%. Os dados evidenciam a diferença na quantidade de atendimentos médicos de um gênero para o outro, o que preocupa os profissionais, já que esses cuidados preventivos são importantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Neste sentido, a saúde pública oferece uma série de exames de check-up, como sangue, aferição de pressão arterial, verificação de peso e cálculo de IMC, teste de detecção de sífilis, pesquisa de anticorpos anti-HIV e dos vírus da hepatite C. A campanha da Fundação Municipal de Saúde (FMS), durante todo este mês de novembro, é para incentivar o autocuidado geral da saúde dos homens. Confira o cronograma do mês:
 
- A Unidade do São Clemente vai promover na quinta-feira (28), das 16 às 20 horas, consultas médicas e testes rápidos.
 
- A Unidade de Oficinas I vai promover atividades nos dias 18 e 26, das 17 às 21 horas. Vacinação, testes rápidos, consultas médicas, odontológicas e acolhimento serão promovidos.
 
- A Unidade do Sertão dos Correâ vai funcionar em horário estendido no dia 22, das 17 às 21 horas. Serão oferecidas consultas médicas, testes rápidos, vacinas e atendimentos odontológicos.
 
- A Unidade da Guarda ME vai receber a população para testes rápidos, consultas médicas e acolhimento em um geral, no dia 19, das 17 às 21 horas.
 
- A Unidade do Morro da Caixa na quinta-feira (28), das 17 às 21 horas. Consultas médicas, testes rápidos, vacinas, atendimento odontológico serão ofertados.
 
- A Unidade do Recife, no dia 21, das 17 às 21 horas, vai realizar acolhimento, orientações, consultas médicas e atendimentos odontológicos. Na quinta-feira (14), a partir das 13 horas, algumas orientações serão dadas no Centro Comunitário do bairro, para os servidores de obra de saneamento.
 
- Na Unidade do KM 60, nos dias 19 e 26, das 17 às 21 horas, ações também serão ofertadas. Consultas médicas direcionadas para o público que trabalha durante a noite, teste rápido, vacinas e atendimento de saúde bucal estarão disponível para a população.



Fonte: Prefeitura de Tubarão
Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • E-mail
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia