A previsão é imunizar aproximadamente 68 mil catarinenses com esse primeiro lote
A imunização contra a covid-19 já começou em Santa Catarina. O governador Carlos Moisés deu início oficialmente à campanha de vacinação em um ato no Instituto de Cardiologia, em São José, na Grande Florianópolis. Três pessoas receberam a primeira dose do imunizante no fim da tarde desta segunda-feira (18). As vacinas serão distribuídas a todas as regiões na manhã desta terça (19).
Foram vacinados o enfermeiro Júlio César Vasconcellos de Azevedo, de Florianópolis; a gestora ambiental Eunice Antunes (nome indígena Kerexu Yxapyry), liderança da terra indígena Morro dos Cavalos, em Palhoça; e o idoso João de Jesus Cardoso, que reside em uma instituição de longa permanência em São José.
Santa Catarina recebeu 144.040 doses, das quais 17.480 são destinadas à população indígena e 126.560 para a população geral. A previsão é imunizar aproximadamente 68 mil catarinenses com esse primeiro lote.
"Este é um passo importante, temos a certeza absoluta de que vai fazer a diferença nos próximos meses. Mas é necessário alertar que, mesmo com o início da vacinação, ainda estamos na pandemia e precisamos tomar os cuidados, como manter o distanciamento, usar máscara e higienizar as mãos", lembrou o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro.