Sexta-feira, 26 de julho de 2024
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Buscar
Fechar [x]
MUNDO
25/12/2020 09h09

Califórnia libera delivery sem motorista e entregas podem começar em 2021

Os veículos autônomos Nuro R2 usam um radar, imagens térmicas e câmeras de 360 ​​graus para direcionar seus movimentos.

A Califórnia acendeu a luz verde para um serviço comercial de entrega sem motorista pela primeira vez em sua história.


Nuro, a startup de robótica, planeja iniciar suas operações de entrega sem motorista já em 2021. Ela já testou seus veículos autônomos R2 no Estado em abril, mas a licença permitirá que ela cobre das pessoas pelo serviço.


Os veículos da empresa terão uma velocidade máxima de 35 mph (56 km/h) e só poderão operar em condições de "bom tempo".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A emissão da primeira licença de implantação é um marco significativo na evolução dos veículos autônomos na Califórnia", disse o diretor do Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia, Steve Gordon.


"Continuaremos mantendo a segurança do público automobilístico à medida que esta tecnologia se desenvolve."


A Nuro foi fundada por dois ex-engenheiros do Google e tem financiamento da empresa japonesa Softbank. Seus veículos são projetados para operar sem motorista ou passageiros.


O R2 usa um radar, imagens térmicas e câmeras de 360 ​​graus para direcionar seu movimento. Ele não tem volante, pedais ou retrovisores laterais.


O veículo tem uma estrutura em forma oval menor do que a maioria dos carros nos Estados Unidos. Ele possui ainda dois compartimentos com temperatura controlada para entregas. As portas se levantam para revelar os itens assim que um código é inserido pelo destinatário.


Durante um teste anterior em Houston, no Texas, em fevereiro, o R2 entregou uma pizza para a Domino's Pizza, mantimentos da rede de supermercados Kroger e produtos para o Walmart.


Mesmo assim, um especialista em transporte disse que as questões de segurança continuariam sendo uma preocupação.


"No início, a operação será muito limitada enquanto a tecnologia é avaliada minuciosamente", disse o professor David Bailey, da Universidade de Birmingham.


"Desta maneira, por exemplo, os veículos só serão permitidos em 'ruas planas' com velocidade limitada a 35 mp/h (56km/h) e os robôs de entrega Nuro, menores, serão limitados a apenas 25 mp/h (40 km/h).


"É essencialmente um teste limitado, mas ainda assim um passo significativo em direção a um futuro sem motorista."


Em outubro, os táxis sem motorista começaram a operar em Phoenix, no Arizona, como parte do serviço Waymo do Google.


Um serviço semelhante, apoiado pela gigante da tecnologia e varejo online Alibaba, está atualmente sendo testado na maior cidade da China, Xangai.


Esses são apenas dois dos inúmeros testes envolvendo vários veículos autônomos em todo o mundo.

G1
Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.