Requerimento sugere a formalização de área na região para resgate aeromédico e segurança
A vereadora Paula Anacleto (PL) apresentou nesta segunda-feira (29) um requerimento à Prefeitura de Tubarão, sugerindo a implantação de um heliponto de uso público na região da Arena Multiuso.
A ideia, apresentada a ela pelo bombeiro comunitário Wouguer Souza, visa trazer mais segurança e agilidade para o trabalho de resgate, especialmente o aeromédico (Saer e Corpo de Bombeiros).
A área proposta, localizada atrás da Arena, já é utilizada de forma paliativa para pousos de emergência e é considerada estratégica devido ao fácil acesso aos hospitais da cidade e à ausência de obstáculos para a aproximação de aeronaves.
"O local recebe quase dois atendimentos por semana. Atualmente, quando os helicópteros descem, a poeira levanta e o solo é inadequado para o transporte dos pacientes nas macas. Tubarão merece um local com segurança e que facilite o trabalho das equipes", afirmou a vereadora.
O requerimento pede que a prefeitura verifique a posse do terreno e avalie a viabilidade de construir uma estrutura adequada
As especificações incluem a pavimentação de uma área de pouso de, no mínimo, 15x15 metros, com material resistente, capaz de suportar até três toneladas; o cercamento do perímetro para prevenir acidentes com populares e animais; e a criação de um acesso seguro para ambulâncias e veículos de apoio.
A formalização do heliponto é justificada pela alta frequência de resgates no local, sendo essencial para a segurança operacional e o atendimento rápido a pacientes graves.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.