O tornado foi registrado em uma área de terra próximo à SC-350, no Oeste
De acordo com Nota Meteorológica emitida pela Defesa Civil de Santa Catarina, um tornado foi registrado entre os municípios de Ponte Serrada e Passos Maia, no Oeste do Estado, na tarde desta quinta-feira (2).
Os meteorologistas Francine Sacco e Fernando Rafael analisaram as imagens produzidas pelo radar de Chapecó. O tornado foi registrado em uma área de terra próximo à SC-350. Não há registro de feridos.
O tornado é um funil que se forma entre a base da nuvem e o solo, geralmente quando grandes nuvens carregadas sugam o ar de regiões mais baixas e condições dentro da nuvem fazem com que esse vento gire em redemoinho.
“Nas imagens que apresentam o campo dos ventos estimados pelo radar, foi observado um padrão de dipolo por volta de 1km de altura. Isto indica que, nas regiões mais próximas da superfície, os ventos estavam com intensidade muito forte e apresentavam rotação”, assinala o meteorologista Fernando Rafael.
A chuva e as tempestades foram provocadas pela atuação de uma frente fria na região Sul do Brasil, combinada ao fluxo de calor e umidade que vem do Norte do país.
Estas tempestades também causaram danos associados a vendavais e chuvas intensas, com ocorrências de queda de árvores, assim como alagamentos e enxurradas, devido à intensidade da chuva em curto período de tempo.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.