No ano passado, cerca de 1.000 cães e gatos de rua que sofreram ferimentos foram atendidos
A prefeitura de Tubarão, por meio da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat), definiu nesta sexta-feira (9) a retomada do serviço de emergência para cães e gatos em situação de rua. O atendimento será prestado por uma clínica veterinária privada contratada por um ano por licitação.
A dinâmica do serviço continua a mesma: quem presenciar um incidente – atropelamento de cão ou gato nas ruas – poderá acionar a Funat, que irá encaminhar o animal para os devidos cuidados na clínica contratada.
Mas é preciso se responsabilizar em retirar o pet quando ele for liberado do atendimento ou do período de recuperação. Isso é necessário para evitar que a clínica se torne um abrigo de pets que acabaram abandonados.
Desde o início do atendimento emergencial, lançado em março de 2022, a comunidade, cuidadores e ONGs conseguiram participar dessa iniciativa seguindo as regras estabelecidas pela Funat.
No ano passado, cerca de 1.000 cães e gatos de rua que sofreram ferimentos foram atendidos por esse serviço emergencial.
Telefones para acionar o serviço de emergência:
Funat: 3621-9055 e 98452-0626 (plantão).
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.