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GERAL
15/07/2025 06h30

'SC é muito maior do que um agravante de fronteiras', afirma o presidente do Sebrae

Décio Lima destaca o papel estratégico dos pequenos negócios catarinenses na economia

O presidente do Sebrae, Décio Lima, destaca o papel estratégico dos pequenos negócios no cenário da decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de elevar as tarifas sobre produtos brasileiros em 50%, a partir de 1º de agosto de 2025. 

“Os pequenos negócios catarinenses, como de todo Brasil, são resilientes e são os primeiros a responder positivamente”, afirma.

Décio Lima avalia que é hora de mostrar a grandeza econômica brasileira.

“O Brasil e Santa Catarina são muito maiores do que um agravante de fronteiras. E a pequena economia catarinense vem mostrando isso. Portanto, vamos firmes, enfrentar as adversidades. O Brasil marca, neste momento, um processo muito importante, que é a nossa soberania, pois somos um país de patriotas, que defende o seu povo, sua gente e a nossa própria história. Nós precisamos é acreditar em nós mesmos, acreditar na economia de Santa Catarina, na nossa capacidade de resiliência e de gerar mudanças”, afirma.

Ele exemplificou a situação do pescado, que será impactado pelo tarifaço. Na avaliação, esta é uma oportunidade para a abertura do mercado para a Europa. 

“Precisamos aproveitar este momento e expandir as possibilidades, e isso significa trabalhar com outros mercados, como o europeu, por exemplo. Precisamos ser otimistas, ter consciência da grandeza do nosso país”, afirma.

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“Os pequenos negócios catarinenses se destacam e tornaram nosso estado uma referência no empreendedorismo”, lembra Décio Lima. 

Somente neste primeiro semestre, os pequenos negócios catarinenses foram responsáveis pela geração de quase 60% dos empregos. Até agora, já foram abertas 2,6 milhões de micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais em todo país. Em Santa Catarina, foram 151.714 pequenos negócios.

Pequenos negócios na exportação

O segmento da micro e pequena empresa representa 40,5% das empresas exportadoras brasileiras, totalizando 11.432 empresas em 2024. As Américas são o caminho mais natural para inserção desse segmento. 

Hoje, 68% das exportações dos pequenos negócios são para as Américas (28% América do Sul, 24% América do Norte e 7% América Central e Caribe).

O presidente do Sebrae lembra que, nos últimos anos, houve um crescimento significativo no acesso dos pequenos negócios ao mercado internacional. 

Um levantamento do Sebrae mostra que, entre 2014 e 2024, o número de pequenos negócios exportadores cresceu 112% (de 5,4 mil para 11,4 mil) e o valor exportado deu um salto de 130% (de US$ 1,15 bilhão para US$ 2,6 bilhões).

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