Quarta-feira, 22 de maio de 2024
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Buscar
Fechar [x]
GERAL
25/10/2023 16h19

Sabor, diversão e arte: Festival Gastronômico chega à quarta edição

Em evento exclusivo, lançamento ocorre na próxima terça, às 19h30, na Casa da Cidade

Com o tema “Entre a Serra e o Mar - Sabor, Diversão e Arte”, a quarta edição do Festival Gastronômico de Tubarão vai ocorrer de 9 a 27 de novembro.


O lançamento oficial do evento que ressalta o potencial gastronômico do município está marcado para a próxima terça-feira (31), na Casa da Cidade, em ação exclusiva para convidados. O ato será marcado pela apresentação dos pratos que serão servidos durante o festival, bem como das novidades desta edição.


“O Sebrae/SC auxilia municípios com a premissa de divulgar o turismo conforme suas raízes. O Festival Gastronômico de Tubarão vem, nos últimos três anos, avançando em diversas áreas, projetos, capacitações e, agora, na cultura da gastronomia sendo criada. Esse é um elemento essencial do desenvolvimento do potencial turístico das regiões, ainda mais quando possibilita o acesso ao patrimônio cultural da cidade”, pontua a gestora de projetos da Gerência Regional Sul do Sebrae/SC, Juliana Ghizzo.


Uma das ações do Programa Tubarão é Mais, o Festival é realizado pela prefeitura de Tubarão, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, com apoio do Sebrae/SC e da Associação Empresarial de Tubarão (Acit). Este ano, 12 restaurantes integram o Circuito Gastronômico, onde o público poderá conferir um menu diferenciado.


“No evento de promoção do Festival, para imprensa e convidados, os restaurantes trazem um prato para apresentar em formato finger food aos convidados”, explica a consultora do Sebrae/SC, Ná Menegari.


Apesar de a iniciativa surgir a partir da mobilização do Núcleo de Gastronomia da Acit, outros restaurantes de Tubarão receberam convites para participar. Desses, 12 aceitaram e passaram por uma curadoria com o Chef Bruno Darlan, que auxiliou na criação dos pratos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Potencial gastronômico de Tubarão


Na quarta edição, o Festival busca fortalecer a economia criativa de Tubarão por meio do slogan “Pra quem curte sabor, diversão e arte”.


Com o objetivo de fomentar a gastronomia da Cidade Azul, por meio da valorização dos ingredientes típicos regionais, o evento resgata a cultura com base nos ícones que representam o município. O potencial gastronômico da cidade ganha ainda mais força.


“O festival chega à quarta edição e se consolida como mais um atrativo importante para a cidade. O evento é uma contribuição importante para o desenvolvimento do turismo gastronômico, pois com a experiência pode-se conhecer os hábitos que se formaram ao longo da história, atraindo assim novos turistas e trazendo novas opções para o público da região”, salienta a turismóloga e secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Josiane Linhares.


Valorização da produção local e regional


Além de fomentar o turismo em Tubarão, o Festival aproveita os potenciais de toda a região Sul por meio da Identificação Geográfica (IG).


Os pratos servidos no evento oficial de lançamento são oriundos de produtos como o Camarão Laguna, a Banana de Corupá e o Vinho Goethe.


O programa do Sebrae/SC procura valorizar produtos e serviços típicos e tradicionais de determinada região. Na produção dos pratos, são os produtores locais que fornecem para os grandes restaurantes.


Movimento turístico e econômico


As três edições anteriores validam o incremento financeiro e movimento econômico que o Festival gera em Tubarão, além da visibilidade que promove. Este ano, a expectativa é de mais engajamento, divulgação e envolvimento do público. Para o presidente da Acit, Gean Carlo de Bom da Silva, a iniciativa é peça-chave para a aproximação do turista ao setor gastronômico.


"Seguimos com grandes expectativas para mais uma edição do Festival Gastronômico de Tubarão, vendo o quanto ele tem se consolidado a cada ano. É muito gratificante saber que ele nasceu nas reuniões do Núcleo de Gastronomia da Acit, reforçando o quanto é importante que as empresas se reúnam para buscar juntas oportunidades para o seu setor. O Festival valoriza a cidade, a nossa identidade e mostra à comunidade um setor de grande valor”, comenta.


Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.

  • 1 / 3
  • 2 / 3
  • 3 / 3
Fotos: Divulgação
Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.