Quinta-feira, 25 de abril de 2024
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Buscar
Fechar [x]
GERAL
30/07/2021 20h20

Quase 100 pessoas em situação de rua são acolhidas na região durante frio intenso

As forças-tarefas são encabeçadas pelas equipes de assistência social de cada cidade, que oferecem acolhimento nestes dias frios

Com o frio intenso registrado esta semana em Santa Catarina, diversos municípios da região montaram abrigos para acolher pessoas em situação de rua. Em apenas quatro cidades, quase 100 pessoas foram acolhidas até a noite desta quinta-feira (29).


As forças-tarefas são encabeçadas pelas secretarias de assistência social de cada cidade. Além de um espaço disponível para receber essas pessoas, também é realizado busca ativa, onde é feita uma abordagem e colocado o serviço à disposição. Caso a pessoa aceite passar a noite no abrigo, ela é encaminhada para o local.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em Tubarão, o acolhimento é feito na Associação João 3:16. Nesta semana, 48 pessoas já foram acolhidas da instituição. Os trabalhos são liderados pela Fundação Municipal de Desenvolvimento Social (FMDS) e Guarda Municipal (GMT).


As pessoas que preferiram continuar nas ruas, mesmo com o alerta de frio intenso e a recomendação do abrigo por parte das equipes de serviço social e da GMT, receberam cobertores. Outras dezenas de pessoas recusaram pernoitar no abrigo, mas aceitaram permanecer no local por algumas horas para banho, café, almoço ou jantar. Foram contabilizados mais 190 atendimentos nas ruas durante a semana.


Em Imbituba foram 19 pessoas acolhidas. Também houve aqueles que aceitaram apenas se alimentar e tomar banho, sem dormir no local. No município, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação (SEASH) mantém dormitórios no Terminal Rodoviário, onde são oferecidos banho, kit de higiene pessoal e alimentação. O acolhimento no local fica disponível das 19h às 7h da manhã do dia seguinte.


Em Capivari de Baixo, oito pessoas foram acolhidas no Ginásio Juan Manoel dos Santos, onde foi montado o abrigo municipal. No espaço, são oferecidos janta e café da manhã. A equipe do serviço social faz a abordagem, que consiste em conversar, orientar e convidar que se desloque ou deixe ser encaminhada até o abrigo.


Em Laguna foram pelo menos 20 acolhidos em um abrigo provisório montado pela prefeitura. O município não soube precisar a quantidade exata de pessoas atendidas esta semana.  Além da Secretaria Assistência Social e Habitação, a ação envolve a participação da Defesa Civil, Secretaria de Saúde e Guarda Municipal. Os agentes realizam procedimentos de atendimento, orientação social, triagem em saúde com exame de testagem rápida para covid-19 e encaminhamentos dos acolhidos. Também é realizado busca ativa nas ruas oferecendo a alternativa de ir para o espaço. O abrigo está localizado no bairro Mar Grosso.


Redação | Foto: Divulgação PMCB
Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.