A construção do contorno é considerada uma solução definitiva para a fluidez do tráfego no local
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, afirmou que o estado está pronto para assumir a construção do contorno do Morro dos Cavalos, na BR-101, um dos principais gargalos de mobilidade do estado.
Segundo ele, a única condição é que o governo federal devolva os R$ 384 milhões investidos pela gestão anterior em obras federais.
“Estamos dispostos a fazer essa obra para que ela não vire outra lenda. Se eles cumprirem o que prometeram, a gente resolve um problema deles e, ao mesmo tempo, um problema nosso”, disse o governador.
Jorginho Mello lembrou que a promessa de devolução dos recursos foi feita publicamente pelo ministro dos Transportes no fim do ano passado, durante visita a Chapecó.
Na ocasião, o ministro declarou à imprensa que pretendia ressarcir os R$ 465 milhões aplicados pelo estado em rodovias federais, reivindicação que tem sido defendida pelo governador desde o início da gestão.
Em 2021, sem investimentos por parte do governo de Jair Bolsonaro em Santa Catarina, o então governador Carlos Moisés investiu esses recursos nas rodovias federais BR-470, BR-280 e BR-163.
Nas próximas semanas, o governo de Santa Catarina apresentará oficialmente o projeto do novo binário ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
“O Dnit nos autorizando a obra e o governo federal cumprindo o que prometeu, a gente segue em frente”, reforçou Jorginho.
A construção do contorno no Morro dos Cavalos é considerada uma solução definitiva para a fluidez do tráfego no local, que atualmente sofre com congestionamentos constantes, especialmente em períodos de alta temporada.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.