A ferramenta é parte da parceria entre a prefeitura e o Sebrae por meio do programa Cidade Empreendedora
Tubarão será a primeira cidade do Sul do Brasil a adotar a plataforma Bright Cities - uma ferramenta especializada em diagnosticar os indicadores sobre cidades inteligentes de todo o mundo. A ferramenta é incorporada à gestão municipal, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da cidade, com base em boas práticas de outras localidades. Todo o levantamento de dados é realizado pelos gestores da empresa, em conjunto com equipes da administração municipal, e deve ser apresentado ao prefeito até o fim deste mês.
“Por meio de um algoritmo que analisa os dados obtidos, damos uma nota para cada umas das áreas e apontamos quais devem ser melhoradas. É também a partir dessas avaliações que conseguimos traçar comparativos com cidades do país e do exterior, incluindo casos de boas práticas que podem se tornar possíveis referências para o município analisado”, afirma Raquel Cardamone, CEO da Bright Cities.
A ferramenta é parte da parceria entre a prefeitura e o Sebrae por meio do programa Cidade Empreendedora. Tubarão foi escolhida para ser a primeira do Estado por se destacar na execução dos demais projetos e pelo planejamento com visão de longo prazo desenvolvido a partir do Tubarão 180º.
No diagnóstico, serão analisados 160 indicadores em 10 áreas de atuação urbana - governança, educação, saúde, urbanismo, meio ambiente, segurança, mobilidade, empreendedorismo e tecnologia e inovação. Os indicadores são alinhados com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da agenda 2030 da ONU e com indicadores da ISO 37122 que trabalha “Indicadores para Cidades Inteligentes”.