Pais e responsáveis devem atualizar os dados na plataforma Estudante Online para que os estudantes sejam rematriculados automaticamente em suas escolas de origem
A Secretaria de Estado da Educação (SED) prorrogou até a próxima sexta-feira, dia 15, o prazo para recadastro de estudantes da rede estadual para o ano letivo de 2022. Os pais e responsáveis devem atualizar os dados na plataforma Estudante Online para que os estudantes sejam rematriculados automaticamente em suas escolas de origem.
Para fazer a atualização, o aluno ou familiar deve fazer login na plataforma com o número de matrícula e data de nascimento. Ao entrar na aba recadastro, o usuário deve fazer a conferência dos dados, alterar o que eventualmente for necessário e clicar em confirmar.
Entre os dados listados para conferência e atualização estão a identificação dos estudantes e responsáveis, endereço, documentos do aluno, informações complementares e indicadores de saúde (que só devem ser preenchidos caso tenha documentação comprobatória). É importante reforçar que os dados primários não podem ser alterados pelo sistema, mas é possível solicitar alterações juntamente à unidade escolar.
Para os estudantes que não possuem computador ou qualquer meio de acesso à internet, é possível realizar o procedimento em qualquer uma das escolas estaduais de Santa Catarina.
Próximas etapas da matrícula
Para os novos estudantes da rede estadual e para quem deseja ingressar em outra unidade escolar, o período de matrícula será de 1º a 3 de dezembro. Pelo site da matrícula, o aluno ou familiar fará a solicitação e será cadastrado no sistema da SED por ordem de acesso. É necessário que o estudante já possua o cadastro gov.br, que pode ser realizado antes do momento da matrícula.
No caso das unidades escolares em que a quantidade de pedidos de matrícula é maior que o número de vagas disponíveis, os estudantes serão selecionados por sorteio. Para concorrer às vagas, os estudantes devem realizar sua pré-matrícula neste site entre os dias 17 e 19 de novembro. As regras para o sorteio e a lista de unidades que se aplicam ao modelo de ingresso na escola também serão divulgadas nas próximas semanas.
Mais informações sobre os horários de abertura dos sistemas e a documentação necessária para a matrícula serão anunciadas nas próximas semanas. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato diretamente com as Coordenadorias Regionais de Educação.
Matrícula exige cadastro no site gov.br
Ao acessar o site gov.br, é necessário clicar no botão Entrar (canto superior direito) e em Cadastrar. Depois, o estudante ou familiar deve preencher dados pessoais, marcar a opção “não sou um robô” e aceitar os Termos de Usuário e Política de Privacidade.
Após esta etapa, o sistema faz algumas perguntas para confirmar os dados do usuário e, na página seguinte, oferece duas opções para envio do código da conta: e-mail ou SMS. O código recebido deve ser informado e depois o usuário deve clicar em Validar o Cadastro. Ao final, o estudante precisa ainda criar uma senha antes de o cadastro ser concluído.
A inscrição no sistema gov.br deve ser realizada por cada aluno ou familiar com antecedência, antes da abertura do período de matrículas.