Em novembro as precipitações devem ser persistentes e volumosas
O Fórum Climático, evento que reuniu meteorologistas catarinenses para definir as previsões do próximo trimestre, anunciou que novembro será mais um mês de fortes chuvas em Santa Catarina.
Ainda sob o efeito de um forte El Niño, o Estado provavelmente terá o pico do fenômeno ainda neste ano, o que significa chuva acima da média e temperaturas mais elevadas do que o normal.
O fórum ocorre mensalmente e envolve meteorologistas de várias instituições de Santa Catarina, como a Epagri/Ciram, Instituto Federal (Ifsc), Defesa Civil, Universidade Federal (Ufsc) e AlertaBlu.
No último encontro, nesta sexta-feira (27), no Salão Nobre da prefeitura de Blumenau, os profissionais deram um norte das previsões para o próximo trimestre.
Os modelos indicam chuva acima da média para novembro, que terá o mesmo padrão atmosférico de outubro.
Ao olhar para o trimestre, há uma diferença importante: em novembro as precipitações devem ser persistentes e volumosas, enquanto ao longo de dezembro o comportamento muda e a água cai de maneira mais irregular.
Em janeiro, inclusive, pode ser que a chuva venha em volumes esperados ou apenas levemente acima do normal.
Já as temperaturas também ficam acima da média, mas principalmente a partir de dezembro. Novembro não deve sentir tanto os reflexos dessa alteração, podendo, inclusive, ter temperaturas levemente abaixo do comum para o mês.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.