Governo Federal não teria honrado com pagamentos, mas autorizou prosseguimento dos trabalhos
A construção dos Centros de Educação Infantil (CEIs) localizados nos bairros São João Margem Esquerda e São Martinho deve ser concluída após praticamente uma década.
A informação foi confirmada pelo prefeito de Tubarão, Estêner Soratto, em evento realizado nesta quinta-feira (7) no Paço Municipal.
"Depois de prestar contas e apresentar uma proposta ao Governo Federal, conseguimos que eles autorizassem o prosseguimento das obras", explicou o gestor.
Iniciadas em 2017, as duas obras enfrentaram diversos problemas por falta de repasse de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Governo Federal.
Em 2021, o município chegou a propor à União assumir integralmente a responsabilidade das obras e concluí-las com recursos próprios, mas o encaminhamento não foi completado.
Já no ano de 2023, o então vice-prefeito Caio Tokarski realizou uma visita a Brasília (DF), onde, na época, conseguiu a confirmação de que o governo remodelou o orçamento para as obras do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), o que contempla a conclusão das duas creches em Tubarão.
"Infelizmente, o Governo Federal não honrou com os pagamentos e a obra acabou parando. Agora serão retomadas, vamos fazer as duas creches em bairros importantes do município", ressalta Soratto.
Agora, os engenheiros da prefeitura devem fazer uma avaliação no local das obras para um orçamento das etapas restantes, para que depois a licitação seja lançada.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.