Quarta-feira, 22 de maio de 2024
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Buscar
Fechar [x]
GERAL
19/02/2024 07h22

Morre aos 87 anos o empresário Abilio Diniz

Família divulgou nota em que atribui o falecimento a uma pneumonite

A família de Abilio Diniz divulgou nota na noite deste domingo (18) para confirmar o falecimento do empresário de 87 anos.

Ele foi vítima de insuficiência respiratória em função de uma pneumonite. A doença é um tipo de inflamação pulmonar grave, mas diferentemente da pneumonia, que é infecciosa, ela acontece por exposição a substâncias que irritam os pulmões. Diniz estava internado no Hospital Albert Einstein.

O velório será aberto ao público nesta segunda-feira (19), das 11h às 15h, no salão nobre do Estádio do Morumbi, do São Paulo Futebol Clube. O enterro será reservado aos familiares.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"O empresário deixa cinco filhos, esposa, netos e bisnetos, e irá ao encontro do seu filho João Paulo, falecido em 2022. Desde já, a família agradece a todas as mensagens de apoio e carinho", diz a nota divulgada pela assessoria da família.

Por quase cinquenta anos, com afastamentos pontuais, Abilio Diniz liderou um dos maiores grupos varejistas da América Latina, o Grupo Pão de Açúcar. Em 1989, ele foi sequestrado em São Paulo e passou seis dias em um cativeiro.

Ao longo da vida pública, atuou como escritor, palestrante, atleta e apresentador de televisão, tendo participado do Conselho Monetário Nacional e do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.


Qual a diferença entre pneumonite e pneumonia?


A diferença está na causa e também em como ela age no corpo. A pneumonia atinge os alvéolos, já a pneumonite atinge uma outra área: o interstício, que fica entre os alvéolos.


Outro ponto diferente é a causa. A pneumonia é causada por vírus, fungos e bactérias. Já a pneumonite é causada pela exposição a compostos químicos.


"A pneumonite não tem bactérias ou vírus, mas é causada pelo que chamamos de hipersensibilidade. Isso ocorre quando o pulmão é exposto a uma substância que é inalada. Há casos por inalação de spray, óleo, qualquer coisa que possa causar uma irritação de natureza inflamatória", diz Margareth Dalcolmo, pneumologista e presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT).


Quais os sintomas da pneumonite?


Alguns dos sintomas da doença são tosse, falta de ar, chiado no peito, dor no peito, dor ao respirar, irritação no nariz e na garganta, fraqueza, febre e dor abdominal.


Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.

Foto: Reprodução redes sociais
Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.