Encontro definiu grupo técnico que vai atuar em defesa da renovação das concessões ferroviárias e da integração logística entre os quatro estados
O governador Jorginho Mello recebeu nesta terça-feira (8) o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, e o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação do Mato Grosso do Sul, Jaime Elias Verruck, para debater a questão das ferrovias dos quatro estados e estabelecer uma ligação comum entre todos: a Ferrosul.
O grupo decidiu criar uma comissão oficial para participar do debate nacional sobre a renovação das concessões ferroviárias e defender os interesses comuns.
Cada estado vai indicar os representantes que trabalharão nos planos de ação.
“Foi decidido que nós vamos criar uma comissão técnica agora, formada pelos quatro estados, de forma legalizada. Baseada em uma carta, dizendo a intenção dos quatro governadores em trabalhar esse assunto de forma conjunta. Só assim nós entendemos que vamos, de uma vez por todas, fazer o assunto andar. Entendemos que isso é vital para a nossa economia. Por isso, tomamos essa iniciativa”, resumiu o governador Jorginho Mello.
Santa Catarina será representada pelos secretários de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins; pelo adjunto da mesma pasta, Ivan Amaral; e pelo secretário adjunto de Infraestrutura e Mobilidade, Ricardo Grando.
Junto com os representantes dos outros estados eles vão trabalhar o mapa ferroviário dos quatro estados, identificando os pontos de convergência para a comissão e definindo a espinha dorsal do desenvolvimento ferroviário no Sul.
“A união desses quatro estados vai mudar totalmente a nossa capacidade de negociação. Eu tenho certeza de que muitos atores do setor trabalhavam com a nossa divisão, e agora todos vão saber que nós temos quatro estados que são muito importantes para o país, estados que têm grande capacidade de desenvolvimento econômico e que estarão unidos para discutir a malha ferroviária. A verdade é que nossos estados não têm recebido há décadas a atenção que merecem no que diz respeito à eficiência logística”, avaliou Beto Martins.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, expôs a situação da malha ferroviária gaúcha e os benefícios da união em torno do tema.
“Promovemos uma integração de visões entre os nossos estados, os três estados que integram a Região Sul, somado ao Mato Grosso do Sul — porque infraestrutura e logística são cruciais para sustentarmos o desenvolvimento econômico. O Rio Grande do Sul assistiu, ao longo das últimas décadas, à desativação de trechos da rede ferroviária, o que reduziu sua funcionalidade a 25% da malha originalmente estabelecida. De quase 4 mil quilômetros de rede ferroviária, menos de 900 estão com capacidade operacional”, disse Eduardo Leite.
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