Dez dias após o primeiro episódio, esgoto público volta a invadir casa de morador em Gravatal.
José Claudino, do bairro Bela Vista, teve sua casa invadida por esgoto novamente na tarde de ontem (18), sendo obrigado a deixar o local devido ao odor insuportável e às condições insalubres.
“Tive que dormir fora de casa, o cheiro é muito forte. A pior parte é que, a qualquer momento, isso pode acontecer de novo e ninguém resolve nada”, lamentou José ao Sul Agora.
Veja o vídeo gravado pelo morador, que registra a invasão do esgoto e o entupimento da rede de coleta pública:
A empresa Gravatal Saneamento efetuou o desentupimento da rede pública após o incidente, mas não garantiu que o problema não aconteceria novamente.
Segundo José, na primeira ocorrência, a prefeitura sugeriu que o morador buscasse a via judicial, também sem apresentar uma solução concreta para o problema. Desde então, não obteve mais respostas da prefeitura.
O morador teme que as próximas chuvas agravem ainda mais a situação, colocando em risco sua segurança e saúde.
Em resposta ao Sul Agora, a Prefeitura de Gravatal informou que o prefeito Clei Rodrigues foi acionado pelo morador sobre problemas no esgoto e, imediatamente, pediu à Gravatal Saneamento que resolvesse a situação.
A empresa explicou que os danos na tubulação foram causados por obras de pavimentação e redes clandestinas, o que agravou o problema em dias de chuva. Os reparos foram feitos na última segunda-feira (20), e o monitoramento segue.
A Prefeitura orienta que, para problemas relacionados ao esgoto, os moradores contatem a Gravatal Saneamento pelo telefone 0800 942 9080 e, em casos recorrentes, busquem apoio da Ouvidoria pelo telefone (48) 3648-8000 ou pelo e-mail ouvidoria@gravatal.sc.gov.br.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.