Parcerias e investimentos fortalecem cadeia produtiva e impulsionam o crescimento local
O ano de 2025 marca uma data histórica para a matriz energética brasileira: o Complexo Termelétrico Jorge Lacerda (CTJL), localizado em Capivari de Baixo, hoje administrado pela Diamante Energia, completa 60 anos de operação.
Além de desempenhar um papel fundamental no fornecimento de energia elétrica para o país, é também um dos principais vetores do desenvolvimento econômico de Santa Catarina, beneficiando uma vasta cadeia produtiva.
Para a Ferrovia Tereza Cristina (FTC), concessionária responsável pelo transporte do carvão mineral até o Complexo, esta celebração vem acompanhada de uma parceria sólida, construída ao longo de quase três décadas.
“Desde 1997, quando a gestão da Ferrovia foi delegada à iniciativa privada, a FTC já transportou mais de 75,5 milhões de toneladas de carvão mineral, destinados à geração de energia no CTJL. Participar dessa história é motivo de orgulho para toda nossa organização. Juntos, conectamos oportunidades, desenvolvimento e energia”, destaca o diretor-presidente da FTC, Benony Schmitz Filho.
Parcerias impulsionam crescimento da cidade e da região como um todo
Para a Transferro Operadora Multimodal, sua história está diretamente ligada à operação do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda (CTJL). Atuando dentro do Complexo, é responsável pela movimentação e preparação do carvão mineral que abastece as unidades geradoras de energia.
“Vai além da logística a relação entre as duas empresas. Existe um vínculo de confiança e compromisso mútuo. Estar presente no dia a dia do CTJL é uma responsabilidade assumida com muito orgulho, profissionalismo e respeito à história que o Complexo tem construído tanto à região quanto social e economicamente”, destaca o diretor da Transferro, Valter Espíndola.
Importância
“Todo desenvolvimento no Sul do Brasil tem como ponto de partida a energia. Desde os tempos da Sotelca, nossa região se dedicou muito para chegarmos ao que somos, e estes 60 anos do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda mostram isso: desde o cuidado com as demais empresas integrantes da Acicap (Associação Empresarial de Capivari de Baixo), para a Fucap/Univinte Centro Universitário e, principalmente, às pessoas - da produção ao consumidor”, destaca o presidente da Acicap, Expedito Michels.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.