Termos de Referência para contratação de empresas especializadas foram finalizados recentemente
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina alega que está avançando nas etapas preparatórias para o melhoramento fluvial do Rio Tubarão.
Recentemente, foram finalizados os Termos de Referência para a contratação de empresas especializadas em dois estudos fundamentais: a modelagem hidrológica e hidrodinâmica.
A verificação incluirá levantamentos de campo para análise de suscetibilidade e exposição a inundações, e o estudo geotécnico avaliará a estabilidade das margens e os processos de erosão fluvial.
Além dessas ações, a secretaria também solicitou a inclusão do estudo da Bacia do Rio Tubarão no programa Jica, parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão, com o objetivo de avaliar novas alternativas de mitigação de riscos e soluções mais eficazes para as cheias que afetam a região.
O material necessário para o processo licitatório referente à modelagem hidrológica já foi finalizado e está em andamento junto à Gerência de Projetos.
No caso do estudo geotécnico, o Termo de Referência também foi concluído e está em fase de cotação para definição do orçamento referencial que viabilizará a contratação.
Para o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt, a atualização técnica do projeto é um passo essencial para garantir a efetividade das futuras intervenções.
“Estamos lidando com um projeto iniciado há mais de uma década e que passou por diversas mudanças. Precisamos assegurar que todas as etapas estejam atualizadas, com base em dados reais e atuais, para que as obras tragam resultados concretos na mitigação dos impactos de cheias e erosões ao longo do Rio Tubarão”, pontua.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.