Quarta-feira, 26 de janeiro de 2022
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Buscar
Fechar [x]
GERAL
03/12/2021 14h17

Comitiva busca ideias para o bairro de Oficinas, em Tubarão

Sebrae e a prefeitura trabalham para desenvolver atrativos

Um dos bairros mais populosos de Tubarão, Oficinas está passando por transformações. O local possui comércios dos mais variados segmentos, além de diversos pontos turísticos, como o Museu Ferroviário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desde o ano passado, o Sebrae e a prefeitura trabalham para desenvolver esses atrativos no bairro, por meio do programa Tubarão é Mais.


O projeto consiste em criar diversas ações na localidade, como a promoção de eventos, um guia de compras, além da construção de uma identidade do bairro, ou seja, transformar Oficinas em uma marca e em um ponto no mapa interessante para ser conhecido e visitado.


Para alcançar esses propósitos, empresários e entidades participaram de uma missão em São Paulo. O objetivo foi conhecer diversos locais na cidade, como a Liberdade, a organização Deny City, o Eataly – um dos maiores centros gastronômicos italianos, o Beco do Batman, o Mercado Municipal, entre outros.


“Com a visita, conseguimos buscar inspirações e integrar o grupo que participa do programa Tubarão é Mais. Também tivemos a oportunidade de conhecer ações e entidades organizadas que nos apoiarão na implementação das estratégias de estruturação da identidade no bairro Oficinas”, conta a analista do Sebrae em Tubarão, Renata Goulart Fernandes.


Ao todo, foram mais de nove visitas técnicas realizadas e 16 pessoas envolvidas, entre elas o empresário Marcos Fortunato. “Penso que a missão nos deu uma visão de futuro para Oficinas. Saímos convictos de que temos um grande potencial como bairro e como negócios”, afirma.


Museu Ferroviário é um dos ícones


Além do fortalecimento do comércio, o programa Tubarão é Mais pretende desenvolver os atrativos turísticos do bairro, como o Museu Ferroviário de Tubarão. O local é mantido pela Sociedade dos Amigos da Locomotiva a Vapor (Salv), que preserva, pesquisa e comunica o patrimônio cultural ferroviário do Sul catarinense ligado à história e às memórias da Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina e seus trabalhadores.


“Essa viagem foi importante enquanto profissional e também como representante do museu ferroviário. Sem sombra de dúvidas, levarei as inspirações e projetos a longo prazo para serem, de alguma forma, implantados no museu em Oficinas, beneficiando o maior número de pessoas possíveis”, comenta Joaquim Filho.


A empresária Suzane Pedroso também viajou com a equipe a São Paulo. “Nos proporcionou muitos insights, contudo, o mais importante foi o trabalho de todos. Essa aproximação nos conduziu a enxergar o quanto é importante a união e a busca por um desenvolvimento coletivo em que todos tenham a oportunidade de crescer cada um no seu negócio e, consequentemente, desenvolver a economia do bairro, município e região”, destaca.


Após a experiência, o sentimento dos organizadores é de missão cumprida. “O feedback dos empresários sobre os aprendizados, a mudança de visão sobre suas próprias potencialidades e do bairro e o ganho de sentimento de grupo valeram todo o esforço”, ressalta o secretário de Desenvolvimento Econômico da prefeitura de Tubarão, Giovani Bernardo.


Curta nosso Facebook e acompanhe tudo o que acontece no Sul. Agora: https://www.facebook.com/sulagora

Fonte: Diário do Sul
Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.