Monumento reforça valorização da cultura e da história rural de Pedras Grandes
Pedras Grandes vai ganhar um novo marco histórico e turístico: o carro de boi que pode ser o mais pesado do mundo, com 15 toneladas. Ele será inaugurado no sábado (2), no Parque Casa dos Arcos.
A obra homenageia a agricultura familiar e o papel central do agricultor na formação e economia da cidade, informou a prefeitura. O monumento mede 12 metros de comprimento, 2,6 metros de largura e tem rodas de dois metros de altura.
A estrutura, construída com arame, cimento, concreto e talas de aço da Ponte Hercílio Luz, foi idealizada pelo prefeito Agnaldo Filippi e executada pelo metal-mecânico Jony de Bona Porton, em parceria com o escultor uruguaio Pedro Saenz.
Inspirado nos carros de boi da colônia Azambuja, o monumento representa a força e a importância da agricultura no desenvolvimento local.
“O carro de boi foi um meio essencial para o escoamento da produção agropecuária. Com essa obra, reconhecemos o papel do pequeno agricultor, que segue sendo protagonista da economia de Pedras Grandes”, destacou o prefeito.
Além de seu valor simbólico e cultural, a peça deve se tornar uma das principais atrações turísticas da cidade, ampliando o apelo do Parque Casa dos Arcos como espaço de preservação da memória e valorização das raízes locais.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.