Sebrae/SC e Prefeitura articulam ações com empresários para transformar a área central em um espaço atrativo e significativo para todos
O Centro de Tubarão quer pulsar ainda mais forte. Após a construção coletiva da marca Centro de Tubarão no Coração de Todos, resultado do projeto Place Branding desenvolvido pelo Sebrae/SC em parceria com a Administração Municipal, o movimento agora é de retomada. A proposta é reunir novamente os empresários e colocar em prática as estratégias que farão do centro um território vivo, atrativo e cheio de significado para moradores e visitantes.
A marca criada já está nas ruas em materiais de comunicação visual, mas o objetivo vai além. “O trabalho de Place Branding não é apenas a criação de uma marca ou identidade visual. Existe um movimento, uma governança, um conjunto de estratégias por trás disso. Agora queremos retomar essa governança, reunir novamente o grupo e colocar o projeto em prática”, explica a analista de Projetos no Sul, Renata Goulart Fernandes
Para isso, uma reunião está marcada para o dia 30/7, reunindo empresas, poder público e lideranças como a CDL, para alinhar o planejamento das próximas ações. O trabalho de branding territorial exige continuidade e integração de forças, envolvendo iniciativa privada, prefeitura, comunidade e o próprio Sebrae/SC. “Queremos também desmistificar o conceito de Place Branding. O projeto agora é a marca. É o Centro de Tubarão no Coração de Todos, e precisamos colocar essa marca em movimento, mostrando que ela é viva e que existe um propósito por trás de cada ação”, acrescenta.
Cidade pulsante e conectada às novas dinâmicas urbanas
O projeto parte do conceito de cidades de 15 minutos, em que tudo pode ser resolvido em um curto deslocamento, tornando os centros urbanos locais de convivência, comércio, serviços, gastronomia, cultura, lazer e moradia. “O centro já é diferenciado pela sua localização estratégica, pela oferta de serviços, comércio, educação, saúde e pelo conjunto histórico-cultural. Agora, ele precisa reafirmar seu protagonismo como lugar de desenvolvimento, circulação e convivência”, cita Renata.
Entre os eixos de atuação do projeto estão “Inovação que Move”, “Experiência que Vibra” e “Gente que Pulsa”, pilares que orientam as ações planejadas, desde a ocupação dos espaços públicos com a identidade visual do projeto até revitalizações, eventos e capacitações que estimulem o senso de pertencimento.
Parceria que fortalece o empreendedorismo local
Para o secretário municipal da Indústria, Comércio e Serviços de Tubarão, Samuel Silva, iniciativas como esta são fundamentais. “É uma grande satisfação firmar esta parceria entre o Governo Municipal e o Sebrae. Esse projeto fortalece os empreendedores e transforma o centro em um lugar mais atrativo para todos. Agora, é hora de colocar o planejamento em prática e seguir avançando”, relata.
O Place Branding foi desenvolvido dentro do programa Cidade Empreendedora, que, além do Centro, contempla também o bairro Oficinas, totalizando até 30 empresas beneficiadas com consultorias, oficinas e missão técnica para capacitação prática dos participantes.
“O Centro de Tubarão já tem um grande potencial, e o que estamos fazendo com esse projeto é justamente transformar esse potencial em resultados concretos para os empresários, para a cidade e para toda a comunidade. O Place Branding desenvolvido, que gerou a marca Centro de Tubarão no Coração de Todos, é muito mais do que comunicação visual. É um movimento estratégico que cria posicionamento, fortalece a economia local e torna o centro um local atrativo, vivo e cheio de significado”, comenta o gerente regional sul do Sebrae/SC, João Alexandre Guze.
Representantes do Sebrae e da Prefeitura visitarão os empresários na próxima quarta-feira (23) para apresentar detalhes do projeto e convidar todos para participar do movimento que quer colocar o Centro de Tubarão no coração e na rotina de cada pessoa que vive ou passa pela cidade.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.