Quinta-feira, 25 de abril de 2024
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Buscar
Fechar [x]
GERAL
30/06/2022 08h39

Celesc e governo do Estado inauguram um dos maiores corredores elétricos do país

Tubarão e Laguna fazem parte da rota

Celesc e Governo do Estado, em parceria com a Fundação Certi, lançaram nesta quarta-feira (29) o Corredor Elétrico Catarinense — um dos maiores do Brasil, com mais de 1.500 quilômetros de rotas eletrificadas em sua totalidade.


Ao todo, 34 estações de recarga estão instaladas de Norte a Sul e de Leste a Oeste de Santa Catarina, interligando os estados do Sul via BR-101. Tubarão (estacionamento do Farol Shopping)e Laguna (Auto Posto Cabeçuda) também fazem parte da rota.


A solenidade ocorreu em uma estação de recarga, na SC-401, em Florianópolis. O projeto conta com R$ 7,1 milhões em investimentos da distribuidora e cerca de R$ 200 mil de parceiros selecionados por chamada pública.


“Essa iniciativa da Celesc mostra que é possível incentivarmos as pessoas optarem por uma alternativa de menor impacto, ruído e poluição. Também é uma escolha mais econômica, porque Santa Catarina e o Brasil produzem energia limpa, a partir de fontes renováveis”, observou o governador Carlos Moisés.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hoje o corredor elétrico conta com estações rápidas e semirrápidas. A diferença entre elas é o tempo de duração, visto que as semirrápidas disponibilizam baixa potência e são usadas para recargas públicas em centros urbanos, enquanto as rápidas proporcionam alta potência e são capazes de realizar recargas em até 40 minutos.


Com exceção do Espaço Mobilidade, em Florianópolis, todos os locais parceiros onde estão instaladas as estações de recarga foram selecionados via chamada pública, já concluída. Neste momento, a Celesc avalia a contratação de um novo projeto de P&D para aumentar o número deste tipo de estações, ainda sem previsão de lançamento.


Entre as atribuições dos parceiros selecionados estão a disponibilização de uma vaga exclusiva para veículos elétricos; horário de funcionamento mínimo entre 8h e 22h; restaurante ou lanchonete aberto durante todo o horário de funcionamento; sanitários em ótimo estado de conservação; acessibilidade às áreas comuns do local e à estação para deficientes físicos; acesso de ambos os sentidos da rodovia adjacente; em caso de via duplicada, o retorno deve estar situado no máximo a 2,5 km do local; disponibilização de Wi-Fi ao público.

Futuramente o acordo entre a Celesc, a Certi e os parceiros prevê a monetização e exploração comercial dos ativos, alinhadas às regras contratuais.

Benefícios dos veículos elétricos

Um grande benefício no uso de veículos movidos a energia elétrica em relação aos que utilizam gasolina, etanol e diesel é que eles não emitem gases poluentes e preservam o meio ambiente. Os veículos com motor elétrico são mais eficientes e possuem um rendimento maior, ou seja, consomem menos energia para realizar o mesmo esforço dos motores a combustão. Além disso, eles também apresentam menos desgastes nas peças dos motores e não exigem a troca de óleo.

Outra vantagem é a possibilidade de abastecê-los em casa. Os modelos disponíveis no mercado podem ser recarregados em qualquer tomada residencial com um equipamento portátil. De outra maneira, as montadoras também oferecem equipamento próprio para recarga residencial.


Acompanhe tudo o que acontece de mais importante na região:

instagram.com/portalsulagora

  • 1 / 2
  • 2 / 2
Governo de Santa Catarina
Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.