Terça-feira, 20 de outubro de 2026
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Buscar
Fechar [x]
GERAL
20/10/2026 13h03

Câmara aprova transformação de fundações de Cultura, Meio Ambiente e Esporte em secretarias

Projeto prevê mudanças na estrutura administrativa de Tubarão a partir de 2027

A Câmara de Vereadores de Tubarão aprovou, nesta segunda-feira (19), o Projeto de Lei que transforma as Fundações Municipais de Cultura, Meio Ambiente e Esporte em secretarias municipais. 


A proposta, encaminhada pelo Poder Executivo, foi votada em regime de urgência durante a 38ª Sessão Ordinária e recebeu 14 votos favoráveis, sem nenhum contrário.


Com a mudança, as três fundações serão extintas e suas atribuições passarão a ser desempenhadas pelas respectivas secretarias.


A nova estrutura manterá as atividades já desenvolvidas pelo município, mas com alterações na organização e na gestão administrativa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Secretaria de Cultura ficará responsável pelas políticas culturais e pela preservação do patrimônio histórico e artístico.


A Secretaria de Meio Ambiente assumirá as ações de proteção ambiental, enquanto a Secretaria de Esporte será responsável pelas políticas esportivas, de recreação e lazer.


A reestruturação também prevê a extinção dos cargos de presidente e vice-presidente das fundações, que serão substituídos por secretários e secretários-adjuntos. Os servidores efetivos serão redistribuídos para o quadro do Executivo Municipal.


A Fundação Municipal de Educação não será afetada e continuará com sua atual estrutura e autonomia administrativa e financeira.


O projeto também determina a extinção do Fundo de Modernização e Reaparelhamento Fiscal (FUMREFIS), criado em 2006. Os recursos restantes serão transferidos para a conta da Prefeitura.


Segundo o Executivo, a medida busca reduzir custos, melhorar a eficiência administrativa e aprimorar a prestação dos serviços públicos.


A proposta também permite adequações orçamentárias sem alterar os valores totais previstos de receitas e despesas.


Após a aprovação dos vereadores, o projeto segue para sanção ou veto do prefeito. Caso seja sancionado, a transformação das fundações em secretarias terá efeitos a partir de 1º de janeiro de 2027.


Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.

Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.