Pesquisadores indicam que este foi o 70º episódio com uma baleia da espécie em 2025
Uma baleia-jubarte de aproximadamente 8,5 metros encalhou no Balneário Esplanada, em Jaguaruna.
O macho apareceu na praia no fim da tarde de sexta-feira (10) e as equipes que atuam no Protocolo de Encalhes da APA da Baleia Franca (APABF) se dirigiram até o local para avaliar as condições de saúde do animal.
De acordo com a equipe da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que fez a primeira avaliação da ocorrência e coletou amostras biológicas, o animal já estava em óbito.
Na manhã de sábado (11), as equipes da APABF e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) fizeram o isolamento da área e prestaram apoio logístico para realizar os procedimentos necessários a esse tipo de operação.
A equipe de veterinários que atua na ONG EducaMar Brasil também realizou procedimentos de avaliação da espécie no local.
Segundo o analista ambiental da APABF/ICMBio, Gerson Roessle Guaita, a prefeitura de Jaguaruna disponibilizou maquinário para a remoção da carcaça do animal, que foi enterrado na areia, conforme recomendação do protocolo.
Além da prefeitura, a Polícia Militar Ambiental também apoiou a operação.
Os pesquisadores afirmam que esse é o 70º encalhe de jubarte no Brasil em 2025. Os dados são do Instituto Baleia Jubarte.
Receba outras notícias pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.