Sexta-feira, 29 de março de 2024
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Buscar
Fechar [x]
GERAL
09/08/2022 07h06

Análise: Quem venceu o debate com os candidatos ao governo

Colunista Lúcio Flávio analisa o debate realizado em Tubarão

O debate com os candidatos ao governo do Estado realizado na noite chuvosa desta segunda-feira não teve apenas um vencedor, mas vários: os eleitores. Com a presença de todos os principais candidatos, o eleitor teve a chance de analisar as propostas de cada um, comparar ideias e propostas e, para uma parcela importante de eleitores num país polarizado, saber quem apoia quem, no plano federal. Mais claro: quem apoia Lula e quem apoia Bolsonaro e, principalmente, quem é apoiado por eles.


Santa Catarina é um estado conservador, costuma-se dizer. Basta olhar para o resultado de todas as eleições, desde a redemocratização, para ter certeza disso. Somente em 2002 um candidato do PT à presidência foi o mais votado no Estado, com Lula, que chegou aos 64% dos votos catarinenses no segundo turno. Essa marca foi superada por Bolsonaro em 2018, que obteve no segundo turno 76% dos votos. E nessa eleição, teremos a repetição da onda Lula ou da onda bolsonarista? Eis a questão.


De olho nisso, Jorginho Melo e Esperidião Amin deixaram muito claro que estão fechados com Bolsonaro. Amin fez questão de dizer isso logo no início. Jorginho garantiu que tem o apoio dele. E Décio Lima frisou várias vezes que é o único candidato do Lula no Estado. Na contramão deste raciocínio, Jorge Boeira disse que, na sua avaliação, a eleição nacional não terá influência sobre a eleição estadual, e o catarinense decidirá sobre as propostas que os candidatos apresentarão. A conferir.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ponto engraçado do debate foram as duas oportunidades que Jorginho Melo cutucou Moisés pelo apoio que o governador recebeu do MDB: “O sr. trouxe as pessoas que atrasaram o Estado para estar junto com o seu governo”. Na segunda vez, Moisés devolveu: “O sr. está isolado, né? O sr. não coligou porque ninguém lhe quis. Ninguém quer subir em cavalo manco. Todo mundo quer apostar em cavalo que corre bem, que está indo bem”, provocando risos do próprio Jorginho e dos presentes.


Perguntados por jornalistas do Diário do Sul, da Rádio Litoral e do Extra.SC, e pelos presidentes da ACIT e da CDL, os candidatos responderam sobre temas importantes e atuais, como o combate à fome e à miséria, propostas para a Saúde e para a Educação, soluções para as cheias do Rio Tubarão, apoio às pequenas empresas, continuidade do Plano 1000, redução da carga tributária e até a possibilidade de golpe por parte de Bolsonaro. A maior vencedora da noite foi, sem dúvida, a democracia.

Fonte: Coluna Lúcio Flávio. Foto: Arthur Floriani - EXTRA.SC
Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.