Amados, hoje dou início a este texto dizendo uma frase que é muito eficaz: “Pede à mãe que o filho atende!”. Amanhã é o dia de Nossa Senhora das Graças. Em 1830, na cidade de Paris, na França, aconteceu algo diferenciado no dia 27 de novembro.
Nossa mãe Maria surgiu para a jovem noviça, Catarina, como se flutuasse sobre algo arredondado, um globo. Um brilho saía de seus dedos, como se raios saíssem de suas mãos.
A jovem afirmou: “A Virgem Santíssima baixou para mim os olhos e me disse no íntimo de meu coração: ´Este globo que vês representa o mundo inteiro e cada pessoa em particular. Eis o símbolo das graças que derramo sobre as pessoas que as pedem´”.
Entre outros ensinamentos, Maria disse para Catarina: “Fazei cunhar uma medalha conforme a imagem que vê. Todos os que a usarem receberão grandes graças”.
Dias depois, Nossa Senhora voltou a aparecer trazendo mais conselhos e ensinamentos. E surgiu ainda uma última vez, já em dezembro daquele ano.
Catarina disse posteriormente: “É impossível exprimir o que senti e compreendi no momento em que a Santíssima Virgem oferecia o Globo a Nosso Senhor. Como estava com a atenção voltada em contemplar a Santíssima Virgem, uma voz se fez ouvir no fundo do meu coração. Estava eu cheia de bons sentimentos, quando tudo desapareceu como algo que se apaga. E fiquei repleta de alegria e consolação”.
Vale ressaltar que, na época deste acontecimento, a Europa passava momentos difíceis, com conflitos por muitas regiões e a peste que dizimava grande parte do continente.
Neste momento que vive a humanidade, vamos novamente clamar a Mãe Maria, para que ela toque o coração e a mente de todos e amorize nosso planeta.
Você pode se perguntar sobre a medalha que Maria pediu à jovem Catarina. Esta medalha, tão popular em todo o mundo, traz uma séria de símbolos. Na frente da medalha vemos a imagem tal qual Maria apareceu para Catarina. Em volta da medalha vemos a frase: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”.
Nas costas da medalha vemos a letra M, representando o nome de Maria, e uma cruz representando Jesus. Em volta da medalha estão 12 estrelas, representado a coroa de Maria Santíssima. Na parte de baixo vemos o Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria.
Tenham uma semana abençoada e oremos com Fé: Nossa Senhora das Graças, rogai por todos nós!
Pe. Marcelo Rossi
MOMENTO DA ORAÇÃO – Oração a Nossa Senhora das Graças
Nossa Senhora das Graças, medianeira entre os homens e vosso Divino Filho Nosso Senhor Jesus Cristo, ouvi propícia a prece que vos faço. Auxiliai-me, Senhora, socorrei-me em minha aflição.
Pelo sangue derramado na cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso amantíssimo Filho, peço-vos, Senhora, a graça que preciso. Fostes escolhida pelo vosso Divino Filho para nossa advogada e protetora.
Desde que subistes ao céu, jamais deixastes de operar milagres e de atender os que recorrem a vós.
Tenho fé, Senhora, que não faltareis com o vosso auxílio e que, apesar dos meus pecados, me concedereis a graça que vos rogo. Amém!
TURISMO CATÓLICO – Igreja de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa – Paris, França
Não tem quem não se encante com a Igreja da Nossa Senhora da Medalha Milagrosa em Paris, na França.
Situada na pequena Rua du Bac, foi neste local que, em 1830, a Virgem Maria apareceu para uma noviça, chamada Catherine Labouré, para que ela oferecesse ao mundo uma medalha. A Medalha Milagrosa!
Da parte exterior, não é possível avistar a pequena igreja, mas somente uma grande porta. Ao entrar, avistamos a igreja nos fundos do terreno.
Seu interior encanta com pinturas contando a história da devoção e acolhe visitantes do mundo inteiro.