Amados, que todos tenham um final de semana especial, abençoados por nossa mãe, Nossa Senhora Aparecida, e que Ela proteja mais do que nunca todas as nossas crianças, que nos dias de hoje estão expostas a tantas informações, músicas, filmes e costumes impróprios para essa fase da vida e que têm seus cuidados tão negligenciados.
A velocidade da comunicação está fazendo com que muitas crianças vejam tudo e não se interessem por nada.
Para piorar, tem muitos pais que, simplesmente, por falta de paciência, preferem entregar tablets e celulares nas mãos de suas crianças, ou comprar videogames e mandar seus filhos ao shopping, ao invés de investir em um bom tempo com suas crianças, o que gera uma sensação de abandono, descaso e desprezo, que resultam em relações distantes, sem amor e sem companheirismo na fase adulta.
Assim, amados, diante deste quadro, vamos juntos intensificar nossas orações a Maria, para que o amor da mãe de Jesus preencha tantos corações carentes de afeto e ensinamentos.
E podemos começar a mudar a relação com os pequenos, ensinando justamente sobre a história da nossa padroeira. Maria, que deu seu “sim” total a Deus, se entregou verdadeiramente ao Seu plano e temos a graça de tê-la como padroeira do nosso Brasil, através de uma história que começou no ano de 1717.
Quando os pescadores Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves estavam encarregados de conseguir peixes para um almoço dedicado ao governador da província de São Paulo, que visitava a região.
Eles jogavam as redes no rio, mas não recolhiam nenhum peixe, até que numa das tentativas a rede trouxe o corpo da imagem. Na tentativa seguinte veio a cabeça e, daí em diante, puxavam tantos peixes que pareciam surgir ao redor do barco.
Nascia naquele momento um amor enorme entre um povo e a mãe de Jesus. Acontecimentos seguintes reforçaram a Fé nesta devoção, como as correntes quebradas do escravo Zacarias, o cavaleiro que não conseguiu invadir a igreja, a menina que recuperou a visão, histórias que deixarei para vocês pesquisarem e se apaixonarem.
Por tudo isso, clamemos de coração: Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do nosso Brasil, rogai por todos nós, principalmente por nossas crianças!
Pe. Marcelo Rossi
MOMENTO DA ORAÇÃO – Oração a Nossa Senhora Aparecida
“Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida. Mãe de meu Deus, Rainha dos Anjos, Advogada dos pecadores, Refúgio e Consolação dos aflitos e atribulados, ó Virgem Santíssima; cheia de poder e bondade, lançai sobre nós um olhar favorável, para que sejamos socorridos em todas as necessidades.
Lembrai-vos, clementíssima Mãe Aparecida, que não se consta que de todos os que têm a vós recorrido, invocado vosso santíssimo nome e implorado vossa singular proteção, fosse por vós abandonado.
Animado com esta confiança a vós recorro: tomo-vos de hoje para sempre por minha Mãe, minha protetora, minha consolação e guia, minha esperança e minha luz na hora da morte.
Assim, pois, Senhora, livrai-me de tudo o que possa ofender-vos e a vosso Filho meu Redentor e Senhor Jesus Cristo.
Virgem bendita, preservai este vosso indigno servo, esta casa e seus habitantes, da peste, fome, guerra, raios, tempestades e outros perigos e males que nos possam flagelar.
Soberana Senhora, dignai-vos dirigir-nos em todos os negócios espirituais e temporais; livrai-nos da tentação do demônio, para que, trilhando o caminho da virtude, pelos merecimentos da vossa puríssima Virgindade e do preciosíssimo Sangue de vosso Filho, vos possamos ver, amar e gozar na eterna glória, por todos os séculos dos séculos. Amém.”
TURISMO CATÓLICO – Santuário Nacional de Aparecida, Aparecida, São Paulo
A cidade de Aparecida, no interior de São Paulo, é um dos locais que mais recebe visitantes de todas as partes do Brasil, que buscam o Santuário Nacional de Aparecida. Inclusive o nome da cidade foi dado em homenagem a Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a Padroeira do Brasil.
Por volta de 1745, para abrigar a Imagem Santa, encontrada por pescadores, foi construída a capela do Morro dos Coqueiros.
Em 1928, a vila que se formou ao redor da capela foi emancipada de Guaratinguetá. Atualmente, Aparecida recebe cerca de 7 milhões de romeiros por ano e é o maior centro de peregrinação religiosa da América Latina.
O complexo da Basílica de Nossa Senhora Aparecida é composto pela própria e pelo “Museu Nossa Senhora Aparecida do Santuário Nacional”
A cidade oferece atrações ligadas à história de Aparecida, como um passeio de barco que mostra o local em que a imagem foi encontrada. Foi inaugurado em 1956.
Receba outras colunas pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.