Amados, como de costume dou início a este texto desejando a todos um excelente domingo e uma abençoada semana!
Falando em semana, que dias vivemos e vamos viver! Na terça-feira, dia 1º, foi o dia de Santa Teresinha. Na quarta, dia 2, foi o dia do Anjo da Guarda. Na sexta, dia 4, é dia de São Francisco de Assis. Amanhã, dia 7, é dia de Nossa Senhora do Rosário. E no próximo sábado é o dia da nossa padroeira, Nossa Senhora Aparecida!
Na semana passada dedicamos este espaço para rever a história de Santa Teresinha. Hoje começamos destacando São Francisco de Assis, um dos mais queridos santos da nossa igreja em todo o mundo.
Sua história é impressionante. De família rica, São Francisco foi um jovem que gostava de festas e ostentação. Até que durante uma guerra territorial caiu doente e foi transformado por Jesus, que lhe pediu: Vá e reconstrua minha casa!
Vendeu seus bens, abriu mãos das riquezas do pai e dedicou sua vida a ajudar os que mais precisavam. Vivendo de forma extremamente simples, encontrou ruínas de uma antiga igreja e passou a restaurá-la, a igreja da Porciúncula. Dizia: “Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível e de repente você estará fazendo o impossível”.
Abandonou uma vida de conforto e se entregou de corpo e alma para Cristo. Restaurou uma antiga capela com as próprias mãos e passou a pregar o Evangelho como poucos tiveram capacidade. Defendia uma vida simples, a natureza e os animais.
Amanhã é o dia de Nossa Senhora do Rosário. A origem do rosário é bem antiga, conta-se que monges usavam pedrinhas para contar o número das orações. São Beda, doutor da igreja, sugeriu a adoção de grãos enfiados em um barbante para fazer esta contagem.
O Santo Rosário surgiu quando Nossa Senhora entregou o rosário a São Domingos de Gusmão, que estava muito aflito com o distanciamento do povo com as coisas de Deus, e clamava por uma forma para levar o amor divino ao coração das pessoas.
Por tudo isso, hoje, Amados, deixo uma dica preciosa: pesquisem mais sobre Santa Teresinha, sobre os anjos da guarda, sobre São Francisco de Assis e sobre Nossa Senhora do Rosário, porque quanto mais procuramos as coisas de Deus, mais nos apaixonamos por Ele!
Boa semana, Deus os abençoe!
Pe. Marcelo Rossi
MOMENTO DA ORAÇÃO – Oração de São Francisco
Senhor, fazei de mim um instrumento da Vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a união.
Onde houver dúvidas, que eu leve a fé.
Onde houver erro, que eu leve a verdade.
Onde houver desespero, que eu leve a esperança.
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, fazei que eu procure mais:
Consolar, que ser consolado.
Compreender, que ser compreendido.
Amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe.
É perdoando que se é perdoado.
E é morrendo que se vive para a vida eterna.
São Francisco de Assis, rogai por nós. Amém.
TURISMO CATÓLICO – Paróquia São Francisco de Assis – São Paulo, SP
Hoje destacamos a Paróquia São Francisco de Assis, em São Paulo, uma bela basílica, em honra a um dos mais queridos santos da nossa igreja.
Em estilo neoclássico, a igreja chama atenção no bairro principalmente por suas duas altas torres. No interior, vitrais relembram o amor de São Francisco pelos animais e pela natureza.
No altar, uma grande imagem de São Francisco recebe os fiéis de braços abertos. Todos os anos, no dia do santo, muitas pessoas levam seus animais de estimação para serem abençoados no local.
Receba outras colunas pelo WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Sul Agora.