Amados, um abençoado domingo a todos vocês. A cada domingo após o Pentecostes, a Igreja celebra o dia da Santíssima Trindade.
Encontramos no Evangelho de Mateus, capítulo 28, versículos 16-19: “Os discípulos foram para a Galileia e chegaram ao monte que Jesus havia indicado. Alguns o adoraram, outros estavam com dúvidas. Jesus se aproximou deles e disse: Deus me deu poder do céu e da terra, portanto vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os tudo que tenho ensinado a vocês. Lembrem-se que, assim, Eu estarei com vocês todos os dias, até o fim dos tempos.”
Somos chamados a compartilhar da vida da Santíssima Trindade neste mundo, muitas vezes na pequenez do nosso entendimento e no mistério da nossa Fé. Como cristãos, devemos confirmar essa Fé, para que possamos viver segundo a Palavra de Deus, para darmos testemunho dela e levá-la por toda a parte.
O mistério da Santíssima Trindade, um só Deus em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. É por onde recebemos esperança, perseverança e Fé, sempre unidos a Jesus. Neste mundo devemos crer neste mistério, para que um dia, na glória celeste, possamos contemplar o nosso Deus.
Deus começa a revelar este mistério quando diz a Abraão para sair de sua terra. Abraão não viu Deus, não sabia nem como se referir a Deus e Deus exigiu uma coisa: a Fé. E pela Fé, Deus cria uma aliança de amor. A aliança, inclusive, aparece na Bíblia como símbolo de união com Deus, por um círculo, sem quebras ou atalhos, representando uma união eterna.
Outro símbolo utilizado por Jesus para representar a união entre nós e Deus é a videira. A videira é o próprio Jesus. O que dá vida aos ramos é a seiva, ou seja, é o próprio sangue de Jesus, derramado por nós para que recebamos uma centelha divina.
Assim como Deus cobrou a Fé de Abraão, o convidando para conhecer uma nova vida, Ele nos convida a “permanecer” na Palavra, na Luz e no amor de Cristo, como Ele mesmo quer permanecer em nós por suas palavras e ensinamentos, que vem do Espírito Santo.
Uma abençoada semana a todos!
Pe. Marcelo Rossi
MOMENTO DA ORAÇÃO – Oração do Bom Pastor
“Senhor, Tu és o bom Pastor. Eu sou a Tua ovelha. Em alguns dias, estou sujo; em outros, estou doente; em alguns dias, me escondo; em outros, me revelo.
Sou uma ovelha ora mansa, ora agitada. Sou uma ovelha ora perdida, ora reconhecida. Eu sou Tua ovelha, Senhor. Eu conheço a Tua voz. É que às vezes a surdez toma conta de mim.
Eu sou Tua ovelha, Senhor. Não permita que eu me perca, que eu me desvie do Teu rebanho. Mas se eu me perder, eu Te peço , Senhor, Vem me encontrar. Amém”.
TURISMO CATÓLICO – Mosteiro dos Jerônimos, Lisboa, Portugal
O Mosteiro dos Jerônimos é um dos principais pontos turísticos da belíssima cidade de Lisboa, em Portugal.
Um símbolo da arquitetura clássica portuguesa. É datado do século XVI.
Os elementos decorativos são repletos de símbolos da arte da navegação e de esculturas de plantas e animais exóticos.
O monumento é considerado patrimônio mundial pela Unesco e recebe em média 650 mil visitantes por ano.