Sexta-feira, 26 de abril de 2024
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Buscar
Fechar [x]

BLOGS E COLUNAS

Todos nós somos intuitivos?

04/01/2022 21h22

Derivada do latim intueri, significa "considerar", "ver interiormente" ou "a faculdade de conhecer diretamente, sem o uso de processos racionais". No dia a dia, a intuição surge como um processo espontâneo e imediato, ou seja, usamos para alguma coisa mas "não sabemos como sabemos".


Não requer o uso da razão, lógica e análise. Ela acontece baseada na matéria-prima da informação, possível de ser acessada por qualquer pessoa.


Quem é intuitivo? Todos nós somos intuitivos. Alguns são mais do que os outros. Esta diferença pode ser explicada por experiências. Se adquirimos fluência numa área específica, ficamos livres para deixar nossa intuição se manifestar. Um dos fatores para isto é a confiança em nossa voz interior.


Existem dois tipos de intuição: a primeira refere-se à quantidade - quem a tem, pode ser simplesmente um "chutador". Por isso, as intuições estão relacionadas sempre com catástrofes, já que as formas-pensamento atuam lentamente no corpo inferior (observe que as intuições são muito parecidas).


O segundo tipo de intuição está associada à qualidade - dotada de validade e precisão, além da consistência. A pessoa tem uma abertura para explorar em maior profundidade algumas imagens que vêm à mente e rejeitar as informações que não são relevantes.


As mulheres são mais intuitivas. As pesquisas revelam que os homens têm um resultado mais favorável em testes de visualização espacial (visualizar um caminho para chegar ao destino, labirintos etc.) e no raciocínio matemático, especialmente a geometria.


O sexo feminino processa as informações mais rápido, é melhor para entender informações não verbais e é ótimo na leitura das expressões faciais, além de ser mais sensível nas variações de som e odor. Portanto, as mulheres são mais receptivas ao material periférico, enquanto os homens têm criado um estilo de pensamento racional e quantitativo.


As mulheres treinam a intuição desde cedo para saber se uma determinada pessoa é sincera ou se está escondendo alguma coisa. Como mãe, precisa sentir se alguém está doente, amedrontado, preocupado ou zangado. Os homens são treinados a tratar com objetos mecânicos e símbolos matemáticos.


Quando alguém oferece algo para vender, a mulher vê intuitivamente o que isto representa emocionalmente, enquanto o homem calcula quanto este objeto custa.


Somente a prática nos leva à perfeita intuição. A curiosidade, considerada "sagrada", também atrai a intuição. Para obtermos uma boa intuição, é importante:


a) Eliminar a fadiga: desejar ter intuição significa distanciar-se do trabalho sufocante, e desta forma reviver a mente cansada para estar mais receptivo aos impulsos intuitivos.


b) Reduzir a tensão: a tensão está muito próxima da ansiedade. É antagônica à intuição.


c) Quebrar a tendência: significa dar abertura para que a intuição se manifeste. Ser conservador é, sem dúvida, um obstáculo para a criatividade e a intuição.


Assim, estudiosos e cientistas deveriam acelerar seus esforços para compreender a mente intuitiva com mais profundidade. Se formos bem-sucedidos, o mundo será mais seguro para todos nós.




MONICA BUONFIGLIO
Magia dos Anjos
Monica Buonfiglio é editora e escritora, com 50 livros publicados. É também comunicadora da Rádio Mundial. Foi recordista de vendas, permanecendo na lista dos mais vendidos com três obras no ranking de best-sellers. Seus livros foram lançados também em outros países. Recebeu vários prêmios e homenagens por sua contribuição à cultura e educação no Brasil e no exterior.
CARREGAR MAIS
Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.