Terça-feira, 11 de maio de 2021
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • E-mail
Buscar
Fechar [x]

BLOGS E COLUNAS

Conheça os 7 pecados capitais

13/04/2021 20h00

Segundo a Teologia, todo pecado supõe que o pecador, no conhecimento da lei, tem uma determinação livre dotada para violar. Para os católicos, o pecado tem como consequência uma mancha que diminui a graça santificada, tornando o pecador, aos olhos de Deus, desagradável e com uma dívida (um castigo).


Existem dois tipos de pecado: os mortais e os veniais. Os mortais são considerados faltas graves, inteiro de conhecimento do praticante e conduzido à condenação eterna. Os veniais tem o perdão relativamente fácil de ser obtido por meio da penitência.


O escritor Marc Lewis, autor inglês do livro Sin to Win (Pecar para Vencer), revela que o segredo do sucesso, especialmente o financeiro, consiste em cometer os setes pecados capitais, já que estão diretamente relacionados às pessoas bem-sucedidas. Segundo ele, o pecado mais importante é o orgulho, diretamente associado ao amor-próprio.


Conheça os sete pecados capitais que se tornaram importantes com o Cristianismo:


Avareza: simboliza o desejo desordenado pelos bens terrestres. Está ligada à dureza do coração (contrário à misericórdia), os enganos e a falsidade. Segundo o conceito cristão, o homem se preocupa em acumular bens que não conseguirá levar para o céu (paraíso). Também é sinônimo de mesquinhez, sovinice e ciúme.


Soberba: É a forma básica do pecado. Ela teria sido a responsável pela desobediência de Adão, que provou o fruto proibido com a ambição de se tornar Deus. A soberba leva o homem a desprezar os superiores e desobedecer as leis. Tem ligação direta com a ambição, a vanglória, a hipocrisia, a ostentação e a arrogância.


Gula: É considerada um pecado venial, caso a pessoa deixe de cumprir suas obrigações devido à gula. Ela pode ser entendida como uma forma de fuga, talvez para proteger-se do excesso de sexualidade.


Ira: É um desejo descontrolado da vingança, da cólera e da raiva. Está diretamente associado à desonra, às brigas e à indignação, além do desejo de blasfemar contra Deus.


Inveja: simboliza o descontentamento em relação aos bens alheios. É um pecado mortal porque é a antítese da caridade, ou seja, quanto mais valioso o bem desejado, maior o pecado. Está diretamente associado ao ódio, ao prazer na adversidade dos mais próximos e à aflição na prosperidade dos outros.


Preguiça: É a pouca disposição ou aversão ao trabalho, demora ou lentidão para fazer qualquer coisa. É um aborrecimento natural pelo trabalho no dia a dia, se o mesmo não tiver seu esforço recompensado. A preguiça é considerada pecado mortal por se opor diretamente ao amor a Deus.


Luxúria: representa o desejo desordenado pelos prazeres sexuais. Opõe-se à propagação da espécie, sendo consumado apenas para satisfazer as próprias paixões. Também pode ser entendido como uma corrupção de costumes.

MONICA BUONFIGLIO
Magia dos Anjos
Monica Buonfiglio é editora e escritora, com 50 livros publicados. É também comunicadora da Rádio Mundial. Foi recordista de vendas, permanecendo na lista dos mais vendidos com três obras no ranking de best-sellers. Seus livros foram lançados também em outros países. Recebeu vários prêmios e homenagens por sua contribuição à cultura e educação no Brasil e no exterior.
CARREGAR MAIS
Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • E-mail
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia