Quinta-feira, 02 de dezembro de 2021
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Buscar
Fechar [x]

BLOGS E COLUNAS

'Duna' é estreia imperdível nos cinemas

21/10/2021 14h51

Cercado de grande expectativa e considerado como um dos filmes mais esperados do ano, Duna (Dune, Warner Bros., EUA/2021) é a adaptação da obra escrita por Frank Herbert em 1965, tido por muitos como a maior ficção científica de todos os tempos e que já havia ganhado vida no cinema pelas mãos de David Linch em 1984 (disponível no Amazon Prime Video), e que chega agora em um mega remake dirigido por Dennis Villeneuve, renomado diretor de A Chegada e Blade Runner 2049.


PROBLEMAS ANTES DA ESTREIA

Duna foi um dos filmes mais prejudicados pela pandemia, sendo adiado algumas vezes, depois incluído naquela leva de lançamentos simultâneos em cinema e HBO Max em 2021 pela Warner, aí o diretor subiu nas tamancas e bateu o pé de que não aceitaria esta estratégia para seu longa, o estúdio remarcou uma nova data e então, quando tudo finalmente parecia resolvido, a uma semana da estreia a produção vaza na internet… Tá abençoado o nosso Villeneuve ou não?


APESAR DE TUDO, O FILME É ÓTIMO

Mesmo com todos estes percalços, Duna é, de fato, assim como anunciado por seu diretor, e também roteirista, um grande filme. E um filme grandioso. Em todos os aspectos. Desde a parte técnica, com um visual de tirar o fôlego, paisagens, desculpe a redundância, cinematográficas, e que devem, mesmo, ser apreciadas na maior tela possível, e essa grandiosidade também é aplicada aos efeitos especiais, muito bem realizados, até sua duração, com duas horas e meia, tudo aqui é grande. Muito grande.


O som não fica atrás, com a trilha de Hans Zimmer indo do estrondoso ao melancólico nos tons, e, principalmente, nos momentos certos. São poucas peças, percebe-se isso ao longo da projeção, mas muito bem trabalhadas pelo compositor, um dos melhores de sua geração, diga-se.


Outro aspecto que salta aos olhos é o elenco estelar escalado por Villeneuve para contar a história do planeta Arrakis, conhecido por seus habitantes como Duna, onde vive a família de Paul Atreides, vivido por Timothée Chalamet, e que recebe a incumbência de administrar o local, extremamente visado pelo universo por possuir a única fonte da especiaria conhecida como melange, rara e poderosa. Ao mesmo tempo, uma conspiração formulada pela família dos Harkonnens traz ameaças e perigos ao protagonista que, como se não bastasse, começa a descobrir que está no centro de uma antiga profecia, que pode colocá-lo como o salvador, ainda que ele ainda não entenda o que acontece ao seu redor. Redor este que está habitado por Jason Momoa, Oscar Isaac, Rebecca Ferguson, Josh Brolin, Chen Chang, Stellan Skarsgard, Dave Bautista e, claro, Zendaya, a namoradinha de Hollywood no momento. Enfim, é um elenco tão grandioso quanto o filme.


Em tempo, Duna é apresentado como “Parte Um”, e, da forma que termina, sabemos que teremos, no mínimo, uma trilogia. Até porque este projeto adapta apenas a metade do primeiro livro. Assim, Duna se candidata a ser o Senhor dos Anéis dos próximos anos. Ou, pelo menos, é o que se espera (lembre-se, o filme vazou antes da estreia…).

SERVIÇO

Com tudo isto, devo dizer que a experiência de assistir a Duna, ainda que você nunca tenha tido contato com o livro ou com a primeira versão para o cinema, é obrigatório neste momento de retomada, ainda que tímida, dos cinemas, sendo o primeiro grande lançamento que, assim como alardeou o diretor Dennis Villeneuve, tem mesmo que ser visto na tela grande. Na maior que esteja disponível para você.


Aqui em Tubarão, o filme entra em cartaz nesta quinta-feira (21), com sessões às 17h20 (cópia dublada) e às 20h20 (versão legendada), com sessões extras no sábado e no domingo às 14h20, também dublado. Estes horários são válidos para a primeira semana de exibição do longa no Cine Show do Farol Shopping. Imperdível!

  • 1 / 1
MAX ALEXANDRE
Cultura pop (e outras nerdices)
Jornalista, comunicador social da prefeitura de Tubarão, apaixonado por filmes, séries, games, HQs e cultura pop em geral, desde sempre.
CARREGAR MAIS
Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.