Segunda-feira, 25 de maio de 2020
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • E-mail
Buscar
Fechar [x]

BLOGS E COLUNAS

Coronavírus: Hollywood previu...

16/03/2020 07h27

Em meio a toda esta situação que envolve a Covid-19, doença causada pelo novo tipo de coronavírus, por todo o mundo, e, levando-se em conta que o mais sensato é ficarmos em casa, mesmo que por alguma razão o estúpido do presidente do seu país ache que tudo está bem, vamos falar sobre alguns filmes e séries que abordam temas relacionados. Porque sim, Hollywood previu…

Contágio


Lançado em 2011, com grande elenco e dirigido por Steven Soderberg, “Contágio” é um daqueles filmes que, vistos hoje, parecem ter sido baseados em fatos reais. Tirando a letalidade do vírus retratada no filme, infinitamente superior ao do novo coronavírus (na história, basicamente quem se contaminava, morria, sem exceção), muitos dos acontecimentos mostrados são exatamente iguais aos que hoje presenciamos nos noticiários. A relação prevenção x pânico, a velocidade com a qual o vírus se espalhou pelo planeta, as autoridades preocupadas com tudo, menos com a população, paralisação de cidades e países, e vários outros, são alguns exemplos. Não por acaso, a procura por este filme na internet subiu mais de 1000% apenas na última semana. Nesta época em que vivemos é, de fato, uma boa pedida para passar o tempo, e se informar, ao mesmo tempo, já que o modus operandi é bastante similar. Vale a sessão, em casa, com pouca gente, de preferência.

Outras obras

Além de “Contágio”, existem várias outras obras na cultura pop que trazem temáticas similares. Uma das mais conhecidas é “Epidemia”, filmaço com Dustin Hoffman e Renée Russo (disponível atualmente na Netflix) e que traz um retrato do rápido crescimento do ebola ao redor do globo, de novo, com várias semelhanças nos posicionamentos de países e autoridades em relação ao que vemos hoje com a Covid-19. Na mesma linha, temos a série dinamarquesa “The Rain”, onde um misterioso vírus é inserido em nuvens de chuva que simplesmente dizimam a humanidade. Exagerado, claro, mas, de novo (de novo), vale refletir sobre o comportamento dos poucos sobreviventes e das autoridades instituídas neste mundo de caos. Qualquer semelhança não é mera coincidência.

Cancelamentos

E, conforme previmos na última coluna, os adiamentos e cancelamentos de filmes continuam. Agora de forma oficial, por exemplo, “Velozes e Furiosos 9”, que estrearia em maio, foi adiado para abril do ano que vem. Na mesma esteira, “Mulan” e “Os Novos Mutantes” também tiveram suas estreias postergadas para datas ainda não definidas. Além disso, filmes em produção, como “The Batman” e diversas séries, como “Riverdale”, “The Walking Dead” (irônico, mas é verdade), “The Flash”, “Supergirl”, “Legends Of Tomorrow”, “Batwoman”, “Lucifer”, dentre várias outras (estima-se algo em torno de 70 produções) estão paralisadas. E sem previsão para o retorno aos trabalhos. Seguimos acompanhando. Ah, e em nome de sua saúde, evite ir ao cinema nesses dias. É doído, eu sei, mas é melhor prevenir do que remediar.

MAX ALEXANDRE
Cultura pop (e outras nerdices)
Jornalista, comunicador social da prefeitura de Tubarão, apaixonado por filmes, séries, games, HQs e cultura pop em geral, desde sempre.
CARREGAR MAIS
Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • E-mail
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia