Sexta-feira, 10 de julho de 2026
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Buscar
Fechar [x]

BLOGS E COLUNAS

A Vida que Ninguém Vê: Padre Auricélio Costa e o legado da Beata Albertina

10/07/2026 15h44

Existem histórias que permanecem vivas porque continuam encontrando lugar no coração e na memória da gente. A da Beata Albertina Berkenbrock é uma delas.


Para falar sobre essa menina do Sul de Santa Catarina que se tornou símbolo de fé e coragem, A Vida que Ninguém Vê conversou com o padre Auricélio Costa. 


Natural de Tubarão, ele é sacerdote há 32 anos. Antes de ser ordenado, viveu uma experiência missionária na Guiné-Bissau, na África, onde dedicou sua vida ao serviço das comunidades mais pobres.


De volta ao Brasil, foi ordenado padre na Catedral Diocesana de Tubarão. Ao longo do ministério, passou por diversas paróquias da Diocese. Foi pároco por dez anos em Imaruí, dois anos em Jaguaruna e, durante oito anos, formador do Seminário Nossa Senhora de Fátima. 


Depois, retornou a Imaruí para assumir a Paróquia de Vargem dos Cedros, onde permaneceu por mais dez anos. Atualmente, está há um ano e meio na Paróquia do bairro São Martinho, em Tubarão.


Foi justamente em Vargem dos Cedros, terra natal da Beata Albertina, que padre Auricélio aprofundou seu conhecimento sobre a vida da menina e acompanhou de perto a devoção que cresce a cada ano. 


Mais do que conhecer sua história, dedicou-se a registrá-la em livros, reunindo relatos, memórias e reflexões que ajudam a preservar o legado da Beata. Albertina tinha apenas 12 anos quando foi assassinada ao resistir a uma tentativa de violência sexual, entregando a própria vida para defender sua dignidade e sua fé.


Com o passar das décadas, sua história atravessou gerações e transformou o pequeno distrito em um dos principais destinos de peregrinação religiosa de Santa Catarina. Beatificada em 2007, Albertina continua sendo lembrada como exemplo de coragem, pureza e fidelidade aos seus valores.


A Vida que Ninguém Vê agradece ao padre Auricélio Costa por compartilhar sua trajetória sacerdotal e, acima de tudo, por contar um pouco da vida e do legado da Beata Albertina Berkenbrock.



Se você também acredita na beleza de histórias como essa, siga @a_vida_que_ninguem_ve no Instagram e descubra relatos que merecem ser conhecidos.


Receba outras colunas direto em seu WhatsApp. Clique aqui.



MACIEL BROGNOLI
Crônicas e contos
Maciel Brognoli é guarda municipal de Tubarão, graduado em Administração Pública, especialista em Segurança Pública e Gestão de Trânsito e escritor. Ocupa a cadeira n° 27 da Academia Tubaronense de Letras (Acatul) e escreveu quatro livros.
CARREGAR MAIS
Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.