Sexta-feira, 21 de junho de 2024
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Buscar
Fechar [x]

BLOGS E COLUNAS

Somos 120 mil privilegiados

27/05/2024 13h40

Quem mora em Tubarão, nossa querida Cidade Azul, é privilegiado pelo conforto que a cidade oferece. No Brasil, não sei se tem outra igual.


Tem o mínimo de poluição, duas fontes de água mineral, um rio que divide a cidade e nos dá água tratada, e nove pontes que ligam as margens do rio.


A BR-101 passa dentro da cidade. Estamos a 30 quilômetros do mar. A Serra do Rio do Rastro nos leva a ver neve. Ruas asfaltadas, esgoto tratado, e lindas casas e edifícios. Um comércio que pode atender até 500 mil moradores.


Saúde é o ponto alto: dois hospitais de primeiro mundo. O Conceição é o maior do estado em número de leitos, e ainda temos a Provida, com 100 médicos, e muitos outros em consultórios e clínicas particulares.


Temos lindas avenidas, e damos destaque para o Farol Shopping, com 130 lojas e filiais das maiores redes do país, amplo estacionamento, com área de lazer.


Temos uma linda Catedral, sede do Bispado. Anita Garibaldi, a heroína de dois mundos, nasceu aqui, bem próximo da cidade.


Não temos crianças nas ruas, estão no jardim de infância da prefeitura. As maiores estão nas escolas municipais e estaduais.


Temos jornais semanais e o nosso Diário do Sul, todos os dias de manhã, traz notícias quentes. Temos pobres, mas não bolsão de pobreza. Na área social, temos belos clubes. No esporte, temos dois times que disputam campeonatos.


Temos a Unisul, que você pode escolher o que quiser para estudar. Uma cidade segura, não lembro do último crime. A Polícia Civil, Militar, Guarda Municipal e Bombeiros cuidam de nós com segurança.


Temos a GAM, do Genésio Mendes, distribuidora de remédios, com filial no Rio Grande, no Paraná e em Brasília. Emprega 936 funcionários e é a 5ª do país.


O tubaronense é educado e recebe todos com distinção. Cheguei aqui em 1955, fui recebido de braços abertos. Procurei pagar a acolhida com trabalho. Com amigos, fundamos a CDL e fui presidente em duas gestões. Fundamos a Academia de Letras e o Clube Cidade Luz. Fui da comissão da construção da Catedral – éramos 16, já faleceram 15.


Tubarão está de aniversário neste dia 27 de maio e eu sou duplamente privilegiado, pois nasci em Lauro Müller dia 27 de maio de 1922. Faço 102 anos, vivo hoje numa cadeira de rodas, pinto telas e escrevo livros.



LINDOMAR TOURNIER
Especial para o Aniversário de 154 anos de Tubarão
Escritor, com 16 livros publicados, e farmacêutico aposentado. Foi presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Tubarão, a qual ajudou a fundar, e também sócio-fundador da Academia Tubaronense de Letras (Acatul) e do Clube Cidade Luz. Torcedor do Ferroviário. Escreveu uma coluna no jornal Diário do Sul. Participou da comissão da construção da Catedral Diocesana. Nascido em Lauro Müller, mora em Tubarão há 69 anos.
Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.