Quinta-feira, 25 de abril de 2024
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Buscar
Fechar [x]

BLOGS E COLUNAS

Sem entender

08/07/2022 09h00

Fico surpreso com a quantidade de amigos enviando a redução do preço da gasolina como se fosse uma resposta do presidente Jair Bolsonaro aos críticos do seu governo.

Esses mesmos amigos esquecem-se de colocar na balança os inúmeros aumentos no mesmo segmento. Não lembram, inclusive, de fazer uma média com o custo elevadíssimo de vida que tornou a vida no Brasil, para alguns, até mesmo insustentável.

Precisamos de menos torcida e mais senso crítico.


ESCANDALOSO


A PEC do Desespero, nominada assim diante do quadro político que se apresenta, é um escândalo jamais visto.

Inventou-se um estado de emergência para burlar a lei eleitoral e possibilitar a maior compra de votos que já se teve notícia nesse país.

Inconstitucional, imoral e, ainda pior, traz à tona uma realidade que até o ontem o governo federal repelia. Ou alguém acha que uma administração que disse não ter dinheiro para comprar absorventes para meninas desamparadas pode fazer jorrar cifras bilionárias para atender uma demanda política de um presidente que cai pelas beiradas nas pesquisas de opinião?

E, por favor, não me venham com a balela de que a PEC será para ajudar os mais pobres. Se assim fosse, esse assistencialismo já teria iniciado no primeiro dia de mandato.

UNISUL

As dificuldades que os alunos da Unisul estão encontrando ao cursar a universidade são de todo tipo. Desde o atendimento ao aluno até o ensino deficitário a que estão sendo submetidos.

E o pior: a má fama da universidade tubaronense transcendeu as fronteiras do município. Não é raro observar alunos de outras universidades se dirigirem aos alunos da Unisul com ares de chacota.

Tubarão migrou de um centro comercial para ser um dos centros de saúde mais reconhecidos do Estado e muito se deve ao papel fundamental e de excelência exercido pela universidade.

Dói na alma ver e ouvir o que fizeram como uma das nossas joias mais preciosas. Ainda mais triste é saber que os reflexos dessa deterioração serão sentidos por todos nós, tubaronenses, em um futuro mais próximo do que podemos imaginar.

PEPÊ

Pepê Collaço, apesar de ser novo, tem larga experiência na política e a sua posse, mesmo que seja por um mandato breve, é recheada de simbolismo.

Qualquer político que se aventure nessa carreira tem a pretensão de chegar à Assembleia Legislativa do Estado, e o ato de posse é um lindo apontamento no currículo do Pepê.

Resta agora ao parlamentar tubaronense marcar a sua estada na Alesc com atos que possam perdurar após a sua saída. Inteligência para isso ele tem.

AMBIENTAL

No início do ano, a Assembleia Legislativa entendeu por bem retirar da Polícia Militar Ambiental a prerrogativa de autuar quem fosse flagrado cometendo algum crime ambiental.

A norma, sancionada pelo governador Carlos Moisés, foi escanteada após decisão do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, que devolveu à corporação não só a competência de fiscalizar, mas também de embargar e multar os possíveis infratores.

Foram sete meses de uma discussão que, certamente, terá desdobramentos judiciais relevantes.

MEDICINA

Cada vez mais se percebe que a área médica virou um grande negócio.

Saudade do tempo em que o médico olhava nos olhos do paciente, se envolvia diretamente no caso analisado e preocupava-se em realizar um trabalho de qualidade.

O advento da prolatada TELEMEDICINA, pelo menos para mim, é o ápice do desleixo.

Desculpem a minha ignorância sobre o tema, mas dificilmente serei convencido de que um atendimento a distância de alguém que se encontra fragilizado possa ter um acolhimento que irá exaurir as angústias do paciente.


MEDICINA II


Eu reconheço que o atendimento de forma remota possa possibilitar atendimentos de muitos pacientes que se encontram com dificuldades em procurar um médico.

Perfilho, também, que com o avanço tecnológico há condições de se monitorar o paciente sem que haja necessidade de todo o envolvimento necessário, como consultas presenciais, deslocamentos, encontrar horários...

Mas me permitam pensar que, em um mundo onde as pessoas cada vez menos se importam com o próximo, essa distância não torne o processo ainda mais frio e difícil para o já fragilizado paciente.

Só o tempo dirá se teremos avanços ou retrocessos na tal da telemedicina.

ESTÉTICA

Falando em medicina, a quantidade absurda de pessoas tomando remédios para questões estéticas tem suplantado qualquer limite do bom senso.

Há quem se pique com remédios indicado para pessoas com diabetes. Para equilibrar, tomam junto ansiolíticos e outros medicamentos que, associados, minimizam as consequências do primeiro.

Ou eu estou muito velho e avesso a tais “facilidades” da vida, ou vivemos em uma época onde as pessoas já não se importam mais com as consequências futuras.

Mas não custa perguntar: alguém acredita que ficar se remediando sem necessidade é um caminho racional a seguir?

SORTUDO

Na última quarta-feira, mais um “sortudo de Blumenau” teve a sorte grande e levou 50 milhões de reais da Mega-Sena.

Chama a atenção a quantidade de apostas naquele município contempladas com cifras milionárias nos últimos tempos

Se existe alguma possibilidade de fraude nessa loteria federal, começem a investigar por Blumenau e “follow the money”.




CARREGAR MAIS
Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.