Quinta-feira, 25 de abril de 2024
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Buscar
Fechar [x]

BLOGS E COLUNAS

Críticas

03/10/2021 19h11

É natural que os elogios sejam esquecidos quando se é criticado. Dói mais. A questão sentimental aflora em grau muito maior quando somos criticados do que quando recebemos algum afago. Quando escuto a frase “quem critica está torcendo contra a cidade” fico tranquilo por não me servir a carapuça. Elogiei inúmeras vezes a administração municipal. Cheguei a dizer que a obra de revitalização da beira-rio colocará o prefeito Joares na história. Agora, não tenho compromisso em agradar o tempo inteiro. Escrevo para opinar e assim o faço com todo o senso crítico e justiça que consigo.
 


Críticas II


Não se trata de lançar críticas ao léu. Contesto a construção da ponte Paulo Osny May desde o anúncio da obra. Estudos técnicos nunca foram apresentados e, ao trabalhar com o trânsito por mais de 18 anos, aprendi um princípio básico: “Nessa área, o trânsito, não torcemos ou rezamos... apenas, planejamos”.
 


Críticas III


Há clara confusão quando se observa que são “transtornos absolutamente normais”. Sim, seriam quando relacionados ao costume dos usuários frente às mudanças, da ausência de sinalização, da reprogramação dos semáforos, mas quando nos referimos à concepção da obra não podemos tratar como mero transtorno, já que as consequências serão absorvidas por décadas.
 


Críticas IV
 
Cheguei a ouvir que pouco importa um estudo de mobilidade urbana diante de uma cidade consolidada e mal planejada como Tubarão. Imagine se o então prefeito de Curitiba, o urbanista Jaime Lerner, pensasse dessa forma quando transformou a capital paranaense em cidade modelo para o país.
 


Críticas V
 
As contradições são inúmeras, mas uma, em especial, chamou-me a atenção. Em entrevista a uma rádio local e ao ser questionado por um ouvinte se haveria possibilidade de se retirar a viga do vão central da ponte – já que ela é de mão única – o prefeito respondeu que havia tomado a decisão de não mexer na obra até que o estudo de mobilidade urbana definisse o que seria melhor para ajudar a resolver o problema. Vejam: para construir a ponte pouco importa o estudo de impacto na área. Já para tirar a viga é prudente aguardar. Difícil entender.
 


Críticas VI
 

Por fim, a nova ponte que ligará Tubarão e Capivari de Baixo será a solução definitiva do trânsito no Acesso Norte da cidade. Toda e qualquer outra medida será paliativa e com poucas possibilidades de resolver o problema das filas (elas podem ser resolvidas de imediato, mas precisamos pensar nas décadas futuras). E chamo a atenção como fiz quando houve o anúncio da Paulo Osny May: para essa nova ponte há contratação de estudos técnicos levando em consideração os próximos 30, 40 ou 50 anos? Caso não tenha, cometerão o mesmo erro de agora.



Desespero


Privatização da Petrobras e do Banco do Brasil na pauta; defesa contundente da CLT como o PT fez há poucos anos; alusão a uma possível queda do preço do botijão de gás pela metade. Pelo discurso distante da realidade que vivemos, vê-se que o sinal de alerta no Palácio do Planalto está ligado no modo “grave”. Os números nas mais diversas pesquisas não são bons e a ofensiva nessa última semana foi com força total. O problema é quando discursos desconexos dos fatos não conseguem mais convencer. Porém, há quem ainda se engane ou se deixe enganar, mas o lado bom é que, hoje, trata-se da minoria.

 


Terceira via


Sérgio Moro reuniu-se com Luiz Henrique Mandetta para debater uma possível chapa para 2022. Eduardo Leite recebeu apoio nas prévias do PSDB de Tasso Jereissati, após esse último retirar sua pretensão à presidência no ano que vem. Uma alternativa a Lula e a Bolsonaro começa a se formar. Até março muita água irá rolar e algo novo deve surgir no cenário nacional.



CARREGAR MAIS
Agora Sul
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Contato
Sulagora.com. Tudo o que acontece no Sul. Agora. © 2019. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.